Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22950

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das
dc.contributor.authorSILVA, Alex Júnior da
dc.date.accessioned2018-01-10T17:24:34Z
dc.date.available2018-01-10T17:24:34Z
dc.date.issued2018-01-10
dc.date.submitted2017-12-14
dc.identifier.citationSILVA, A. J.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22950
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo analisar o Conceito de Meio Ambiente nos Livros Didáticos do Ensino Médio, a partir da primeira etapa do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). O Meio Ambiente é o conjunto de fatores bióticos e abióticos, ou seja, tudo aquilo que têm vida e as que não têm. São unidades ecológicas como a vegetação, microorganismos, solo, rochas, animais e incluindo todos os fenômenos que acontecem na natureza. Para a análise, foram utilizados dois Livros Didáticos do Ensino Médio, dos quais focamos nos capítulos referentes ao conceito de Meio Ambiente. A partir dos resultados obtidos, podemos perceber que embora os Livros Didáticos tenham conteúdos que tratem a respeito do tema em questão, não encontramos em nenhum deles o Conceito de Meio Ambiente. Ponto importante dentro do contexto ambiental, além do que muitos dos temas propostos não trazem uma abordagem ampla das consequências provocadas pelas ações humanas. Dessa forma, nos remete a importância de que o tema seja mais amplamente trabalhado nos Livros Didáticos, de forma que contemple as lacunas presentes nesses conteúdos.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectLivros didáticos – análisept_BR
dc.titleAnálise do conceito de meio ambiente em livros didáticos a partir da perspectiva do Modelo de Reconstrução Educadional (MRE)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Diana Guimarães
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe present research aims to analyze the concept of Environment in High School Textbooks, from the first stage of the Educational Reconstruction Model (MRE). For the analysis, two High School Textbooks were used, of which we focused on the chapters referring to the concept of the Environment. From the partial results obtained, we can see that although the Textbooks have contents that deal with the subject in question they do not work in a comprehensive way on Environmental Education, an important point within the environmental context, besides that many of the proposed themes do not Bring a broad approach to the consequences of human actions. In this way, it reminds us of the importance of having the theme more extensively worked on in Didactic Books, so that it contemplates the gaps in these contents.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7134596018601421pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Alex Júnior da.pdf538,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons