Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22473

Compartilhe esta página

Título: Comm.On: um modelo de gestão para comunicação de mudança em processos de negócio
Autor(es): PRATA, Álvaro de Meneses
Palavras-chave: Ciência da computação; Sistema de informação; Gerenciamento de processos de negócio
Data do documento: 31-Ago-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: As organizações passam, invariavelmente, por mudanças em seus processos de negócio. Concorrência, oportunidades percebidas ou a própria evolução as fazem ter que modificar suas formas de trabalho. Para obterem êxito em suas ações, face aos grandes desafios enfrentados, como por exemplo resistência dos funcionários, cultura organizacional, é fundamental uma boa gestão da comunicação de mudança. Entretanto, várias pesquisas têm demonstrado que muitas organizações ainda não conduzem bem a comunicação, não alcançando os objetivos esperados. O planejamento estratégico da comunicação voltado para os domínios relevantes envolvidos num processo de mudança representa um aumento expressivo nas chances de sucesso. Dessa forma, esta dissertação teve como objetivo desenvolver um modelo de gestão para comunicação de mudança em processos de negócio baseado nas melhores práticas investigadas na literatura. Apoiado nas ferramentas de gestão, Ciclo PDCA e 5W1H, foi proposto o modelo denominado Comm.On, caracterizado por etapas que tratam de vários aspectos a serem observados num processo de mudança. Para facilitar seu uso, foi confeccionado um artefato, incluindo orientações sobre como aplicá-lo, a fim de auxiliar na gestão da comunicação de mudanças organizacionais. Com isso, foi realizada uma avaliação sobre a percepção da usabilidade e utilidade do modelo por meio do artefato supracitado, coletando os dados através de um questionário aplicado a uma amostra de servidores de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Constatou-se, nos resultados, que o artefato atende satisfatoriamente ao seu propósito, ficando o mesmo, portanto, como uma contribuição desta pesquisa juntamente com o modelo Comm.On em que está baseado. É importante alertar que o modelo não compreende um conjunto de procedimentos rígidos, mas passíveis de personalização de acordo com a complexidade da mudança, porte da organização, experiência do agente de mudança, cultura organizacional, dentre outros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22473
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL - Álvaro Prata - Comm.On - Modelo de Comunicação de Mudança em Processos de Negócio.pdf5,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons