Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22473

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Simone Cristiane dos Santos-
dc.contributor.authorPRATA, Álvaro de Meneses-
dc.date.accessioned2017-12-04T18:41:42Z-
dc.date.available2017-12-04T18:41:42Z-
dc.date.issued2016-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22473-
dc.description.abstractAs organizações passam, invariavelmente, por mudanças em seus processos de negócio. Concorrência, oportunidades percebidas ou a própria evolução as fazem ter que modificar suas formas de trabalho. Para obterem êxito em suas ações, face aos grandes desafios enfrentados, como por exemplo resistência dos funcionários, cultura organizacional, é fundamental uma boa gestão da comunicação de mudança. Entretanto, várias pesquisas têm demonstrado que muitas organizações ainda não conduzem bem a comunicação, não alcançando os objetivos esperados. O planejamento estratégico da comunicação voltado para os domínios relevantes envolvidos num processo de mudança representa um aumento expressivo nas chances de sucesso. Dessa forma, esta dissertação teve como objetivo desenvolver um modelo de gestão para comunicação de mudança em processos de negócio baseado nas melhores práticas investigadas na literatura. Apoiado nas ferramentas de gestão, Ciclo PDCA e 5W1H, foi proposto o modelo denominado Comm.On, caracterizado por etapas que tratam de vários aspectos a serem observados num processo de mudança. Para facilitar seu uso, foi confeccionado um artefato, incluindo orientações sobre como aplicá-lo, a fim de auxiliar na gestão da comunicação de mudanças organizacionais. Com isso, foi realizada uma avaliação sobre a percepção da usabilidade e utilidade do modelo por meio do artefato supracitado, coletando os dados através de um questionário aplicado a uma amostra de servidores de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Constatou-se, nos resultados, que o artefato atende satisfatoriamente ao seu propósito, ficando o mesmo, portanto, como uma contribuição desta pesquisa juntamente com o modelo Comm.On em que está baseado. É importante alertar que o modelo não compreende um conjunto de procedimentos rígidos, mas passíveis de personalização de acordo com a complexidade da mudança, porte da organização, experiência do agente de mudança, cultura organizacional, dentre outros.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectSistema de informaçãopt_BR
dc.subjectGerenciamento de processos de negóciopt_BR
dc.titleComm.On: um modelo de gestão para comunicação de mudança em processos de negóciopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7819415920380030pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3675858428545219pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThe organizations go through changes, invariably, in their business processes. Competition, perceived opportunities or evolution itself make them have to change their ways of working. To succeed in their actions against the major challenges faced, such as resistance from employees, organizational culture, it is essential to have a good change communication management. However, several studies have shown that many organizations do not deal well with communication yet, not achieving the expected goals. Strategic communication planning related to the relevant domains involved in a change process represents a significant increase in chances of being successful. Thus, this work aims at developing a management model for change communication in business processes based on best practices investigated in literature. Based on management tools, PDCA Cycle and 5W1H, the model called Comm.On was proposed. It is characterized by steps that deal with various aspects to be observed in a change process. For ease of use, an artifact was made, including guidance on how to apply it in order to help manage the communication of organizational changes. Thus, an evaluation of the perception of usability and usefulness of the model using the above artifact was performed, collecting data through a questionnaire applied to a sample of Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia staff. It was found, from the results, that the artifact satisfactorily meets its purpose, remaining, thus, as a contribution of this research along with Comm.On model on which it is based. It is important to point out that the model does not include a set of strict procedures, they are subject to customization according to change complexity, organization size, experience from the agent of change, organizational culture, among others.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL - Álvaro Prata - Comm.On - Modelo de Comunicação de Mudança em Processos de Negócio.pdf5,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons