Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22290
Compartilhe esta página
Título: | Atividade do professor de matemática: influências de sua participação no laboratório de educação matemática |
Autor(es): | ALZERI, Ailson Lopes |
Palavras-chave: | Laboratório de Educação Matemática; Formação de professores; Atividade do professor |
Data do documento: | 7-Mar-2016 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A pesquisa se insere na temática do uso do Laboratório de Educação Matemática (LEM) como ambiente de formação de professores de Matemática, buscando analisar, em particular, as potencialidades e as limitações deste ambiente. Para tanto, caracterizamos, a priori, um LEM com relação ao tipo de uso e de funcionamento e também quanto ao seu papel na formação de professores. Esta caracterização nos permitiu escolher o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como campo de pesquisa. Como fundamento teórico e metodológico utilizamos o Modelo de Níveis de Atividade do Professor da Teoria das Situações Didáticas (TSD). Realizamos uma entrevista semiestruturada com dois monitores e dois coordenadores egressos do LEMAT e um coordenador atual. Uma análise documental foi realizada com base em documentos fornecidos pelos participantes da pesquisa para melhor caracterizar o Laboratório. Além disso, propomos um questionário semiestruturado que foi respondido por nove monitores egressos, atuais professores de Matemática, com a finalidade de identificar o perfil de professor, como também os conhecimentos que eles mobilizam quando estão em atividade e que podem estar relacionados com a monitoria no LEMAT. Os resultados do estudo mostram uma convergência importante entre os conhecimentos trabalhados no período em que atuaram como monitores no LEMAT e os conhecimentos mobilizados nas respostas do questionário, sobretudo, com relação às escolhas dos elementos do plano de aula. Mesmo diante de algumas divergências, e considerando outros fatores que constituem a experiência destes professores, os resultados indicam que os conhecimentos vivenciados e construídos no Laboratório exercem uma influência marcante nas respostas dos professores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22290 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO P. DEPÓSITO.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons