Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22290
Título: Atividade do professor de matemática: influências de sua participação no laboratório de educação matemática
Autor(es): ALZERI, Ailson Lopes
Palavras-chave: Laboratório de Educação Matemática; Formação de professores; Atividade do professor
Data do documento: 7-Mar-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: A pesquisa se insere na temática do uso do Laboratório de Educação Matemática (LEM) como ambiente de formação de professores de Matemática, buscando analisar, em particular, as potencialidades e as limitações deste ambiente. Para tanto, caracterizamos, a priori, um LEM com relação ao tipo de uso e de funcionamento e também quanto ao seu papel na formação de professores. Esta caracterização nos permitiu escolher o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como campo de pesquisa. Como fundamento teórico e metodológico utilizamos o Modelo de Níveis de Atividade do Professor da Teoria das Situações Didáticas (TSD). Realizamos uma entrevista semiestruturada com dois monitores e dois coordenadores egressos do LEMAT e um coordenador atual. Uma análise documental foi realizada com base em documentos fornecidos pelos participantes da pesquisa para melhor caracterizar o Laboratório. Além disso, propomos um questionário semiestruturado que foi respondido por nove monitores egressos, atuais professores de Matemática, com a finalidade de identificar o perfil de professor, como também os conhecimentos que eles mobilizam quando estão em atividade e que podem estar relacionados com a monitoria no LEMAT. Os resultados do estudo mostram uma convergência importante entre os conhecimentos trabalhados no período em que atuaram como monitores no LEMAT e os conhecimentos mobilizados nas respostas do questionário, sobretudo, com relação às escolhas dos elementos do plano de aula. Mesmo diante de algumas divergências, e considerando outros fatores que constituem a experiência destes professores, os resultados indicam que os conhecimentos vivenciados e construídos no Laboratório exercem uma influência marcante nas respostas dos professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22290
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO P. DEPÓSITO.pdf2,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons