Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22245
Share on
Title: | Atlas histológico digital: desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica para o ensino de biologia |
Authors: | OLIVEIRA, Ruthellen de Kássia Barros Pinto de |
Keywords: | Educação; Histologia; Tecnologias da Informação e comunicação |
Issue Date: | 1-Nov-2017 |
Citation: | OLIVEIRA, R. K. B. P. |
Abstract: | As Tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos últimos anos são muito utilizadas pela maioria da população pelo fato de serem ferramentas de fácil acesso e de uso contínuo. Fazer uso de recursos digitais no âmbito educacional facilita o processo de ensino-aprendizagem, pois permite que o ensino ocorra de forma participativa, motivadora e interativa. No Ensino de Biologia, geralmente os professores ministram aulas teóricas e raramente realizam aulas práticas, principalmente em relação aos conteúdos de histologia. Em vista disso, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um software para celular intitulado atlas histológico digital. Para a criação da ferramenta tecnológica, inicialmente as professoras de duas escolas foram entrevistas e que, a partir do diagnóstico realizado com os conteúdos principais de histologia no Ensino Médio, foi que selecionou-se os órgãos e tecidos que iriam fazer parte do Atlas digital, em seguida utilizando a Metodologia DADI (Definição/Arquitetura/Design/Implementação), foi criado o software e disponibilizado para uso no celular. Os resultados obtidos evidenciaram opiniões positivas das professoras, as quais reconheceram a importância de um recurso tecnológico para o Ensino de Histologia, devido aos problemas enfrentados na escola, onde o principal deles é a ausência de microscópios, bem como utilizar uma ferramenta acessível que está inserida no cotidiano dos alunos. Com os principais motivos alegados pelos professores ausências de condições ideais da escola, falta de disponibilização de materiais didáticos, falta de interesse dos alunos, salas superlotadas, entre outras problemáticas que favorecem a não realização de aulas práticas. A criação de uma ferramenta tecnológica possibilita estratégias diferenciadas que podem ser utilizadas pelos professores no Ensino de Biologia, visto que é um recurso que proporciona a interação e contribui para a formação de um cidadão crítico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22245 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, RUTHELLEN DE KÁSSIA BARROS PINTO DE.pdf | 2 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License