Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22245

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Katharine Raquel Pereira dos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Ruthellen de Kássia Barros Pinto de-
dc.date.accessioned2017-11-01T14:06:39Z-
dc.date.available2017-11-01T14:06:39Z-
dc.date.issued2017-11-01-
dc.date.submitted2017-07-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, R. K. B. P.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22245-
dc.description.abstractAs Tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos últimos anos são muito utilizadas pela maioria da população pelo fato de serem ferramentas de fácil acesso e de uso contínuo. Fazer uso de recursos digitais no âmbito educacional facilita o processo de ensino-aprendizagem, pois permite que o ensino ocorra de forma participativa, motivadora e interativa. No Ensino de Biologia, geralmente os professores ministram aulas teóricas e raramente realizam aulas práticas, principalmente em relação aos conteúdos de histologia. Em vista disso, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um software para celular intitulado atlas histológico digital. Para a criação da ferramenta tecnológica, inicialmente as professoras de duas escolas foram entrevistas e que, a partir do diagnóstico realizado com os conteúdos principais de histologia no Ensino Médio, foi que selecionou-se os órgãos e tecidos que iriam fazer parte do Atlas digital, em seguida utilizando a Metodologia DADI (Definição/Arquitetura/Design/Implementação), foi criado o software e disponibilizado para uso no celular. Os resultados obtidos evidenciaram opiniões positivas das professoras, as quais reconheceram a importância de um recurso tecnológico para o Ensino de Histologia, devido aos problemas enfrentados na escola, onde o principal deles é a ausência de microscópios, bem como utilizar uma ferramenta acessível que está inserida no cotidiano dos alunos. Com os principais motivos alegados pelos professores ausências de condições ideais da escola, falta de disponibilização de materiais didáticos, falta de interesse dos alunos, salas superlotadas, entre outras problemáticas que favorecem a não realização de aulas práticas. A criação de uma ferramenta tecnológica possibilita estratégias diferenciadas que podem ser utilizadas pelos professores no Ensino de Biologia, visto que é um recurso que proporciona a interação e contribui para a formação de um cidadão crítico.pt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistologiapt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleAtlas histológico digital: desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica para o ensino de biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Fabricya Roberta da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764037P6pt_BR
dc.description.abstractxInformation and Communication Technologies (ICT) in recent years are widely used by the majority of the population because they are easy to access and continuous use tools. Making use of digital resources in the educational context facilitates the teaching-learning process, as it allows teaching to take place in a participative, motivating and interactive way. In Teaching Biology, teachers generally teach theoretical classes and rarely perform practical classes, mainly in relation to histology contents. In view of this, the present work aimed to develop a software for cellular called digital histological atlas. For the creation of the technological tool, initially the teachers of two schools were interviewed and that, based on the diagnosis made with the main contents of histology in High School, it was selected the organs and tissues that would be part of the digital Atlas, Then using the DADI Methodology (Definition / Architecture / Design / Implementation), the software was created and made available for use in the mobile phone. The results obtained evidenced positive opinions of the teachers, who recognized the importance of a technological resource for the Teaching of Histology, due to the problems faced in the school, where the main one is the absence of microscopes, as well as to use an accessible tool that is inserted In the students' daily lives. With the main reasons alleged by the teachers absence of ideal conditions of the school, lack of availability of teaching materials, lack of interest of the students, overcrowded rooms, among other problems that favor the non performance of practical classes. The creation of a technological tool allows differentiated strategies that can be used by teachers in Biology Teaching, since it is a resource that provides interaction and contributes to the formation of a critical citizen.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8527136289796650pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA, RUTHELLEN DE KÁSSIA BARROS PINTO DE.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons