Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22239
Title: Qual o caminho das atividades experimentais no ensino das ciências biológicas?
Authors: SOUZA NETO, Luiz Gonzaga de
Keywords: Ensino; Práticas; Ciências Biológicas
Issue Date: 31-Oct-2017
Citation: SOUZA NETO, L. G.
Abstract: O presente estudo teve como foco analisar as publicações acadêmicas que relataram a utilização de Atividades Experimentais (AE) no Ensino das Ciências Biológicas nos dois principais eventos científicos na área no período de 2012-2016. Percebe-se que a AE é uma estratégia comumente realizada nas salas de aula pelos docentes das Ciências Naturais, a fim de proporcionar aos seus discentes uma possível prática da ciência. Partindo então desse pensamento, foram selecionados todos os artigos que tinham relato de experiência de AE no Ensino das Ciências Biológicas dos seguintes periódicos: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Utilizamos a Análise de Conteúdo para averiguação dos documentos, partindo das seguintes finalidades: observar quais linhas temáticas estão sendo trabalhadas em correlação à AE, detectar qual tipo/abordagem de AE está sendo mais utilizada nas salas de aula brasileiras, verificar se ocorre a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com as AE, observar quais matérias e equipamentos estão sendo utilizados nas AE e identificar se ocorre tentativa de correlação das AE com o cotidiano dos discentes. Fundamentado em todos os dados obtidos, a pesquisa constatou que a maioria dos docentes no quesito AE ainda tem um foco de práticas tradicionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22239
Appears in Collections:(CAV-LCB) - Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOUZA NETO, Luiz Gonzaga de.pdf701.36 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons