Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22239

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorSOUZA NETO, Luiz Gonzaga de-
dc.date.accessioned2017-10-31T22:40:22Z-
dc.date.available2017-10-31T22:40:22Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.date.submitted2017-06-28-
dc.identifier.citationSOUZA NETO, L. G.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22239-
dc.description.abstractO presente estudo teve como foco analisar as publicações acadêmicas que relataram a utilização de Atividades Experimentais (AE) no Ensino das Ciências Biológicas nos dois principais eventos científicos na área no período de 2012-2016. Percebe-se que a AE é uma estratégia comumente realizada nas salas de aula pelos docentes das Ciências Naturais, a fim de proporcionar aos seus discentes uma possível prática da ciência. Partindo então desse pensamento, foram selecionados todos os artigos que tinham relato de experiência de AE no Ensino das Ciências Biológicas dos seguintes periódicos: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Utilizamos a Análise de Conteúdo para averiguação dos documentos, partindo das seguintes finalidades: observar quais linhas temáticas estão sendo trabalhadas em correlação à AE, detectar qual tipo/abordagem de AE está sendo mais utilizada nas salas de aula brasileiras, verificar se ocorre a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com as AE, observar quais matérias e equipamentos estão sendo utilizados nas AE e identificar se ocorre tentativa de correlação das AE com o cotidiano dos discentes. Fundamentado em todos os dados obtidos, a pesquisa constatou que a maioria dos docentes no quesito AE ainda tem um foco de práticas tradicionais.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPráticaspt_BR
dc.subjectCiências Biológicaspt_BR
dc.titleQual o caminho das atividades experimentais no ensino das ciências biológicas?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4704705H1pt_BR
dc.description.abstractxThe present study focused on analyze the academic publications that reported the use of Experimental Activities (AE) in Teaching Biological Sciences in the two main scientific events in the area in the period 2012-2016. It is noticed that the AE is a strategy commonly performed in the classrooms by the teachers of the Natural Sciences, in order to provide their students with a possible practice of science. Based on this thought, all the articles that had a report on the experience of AE in Teaching Biological Sciences were selected from the following periodicals: National Meeting of Research in Education in Sciences (ENPEC) and National Meeting of Teaching of Biology (ENEBIO). We use the Content Analysis, to verify the documents for the following purposes: to observe which thematic lines are being worked in correlation with the AE, to detect which type / approach of AE is being used in the Brazilian classrooms, to verify if the use occurs Of Information and Communication Technologies (ICT) with the AE, to observe which materials and equipment are being used in the AE and to identify if there is an attempt to correlate the AE with the daily life of the students. Based on all the data obtained, the research found that the majority of teachers in the AE question still has a focus on traditional practices.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOUZA NETO, Luiz Gonzaga de.pdf701,36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons