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Título : Currículo da educação física: análise do Projeto Político Pedagógico em duas escolas de Ensino Médio Integral da Rede Pública Estadual de Ensino do município de Vitória de Santo Antão/PE
Autor : NASCIMENTO, Thamyrys Fernanda Cândido de Lima
Palabras clave : Educação Física Escolar; Educação Física - Abordagem Pedagógica
Fecha de publicación : 31-oct-2017
Citación : NASCIMENTO, T. F. C. L.
Resumen : No presente estudo foi analisado e discutido o Projeto Político Pedagógico (PPP), no que se refere à proposta curricular da Educação Física em duas escolas com ensino médio integral da Rede Pública Estadual de Ensino do município de Vitória de Santo Antão/PE. Nosso objetivo foi refletir sobre a proposta curricular da disciplina Educação Física com o intuito de entender como se estabelecem os interesses no âmbito escolar. A metodologia utilizou-se da Análise Documental dos Projetos Político Pedagógico das duas escolas e buscou subsídios teóricos na literatura sobre Educação/Educação Física tendo como principais descritores: teorias curriculares, currículo da Educação Física, Orientações Teórico-Metodológicas – Educação Física. Para sua análise este trabalhou utilizou como referencial teórico/metodológico: o Materialismo-Histórico-Dialético, a Pedagogia Histórico-Crítico e a Abordagem de Ensino Crítico-Superadora, o que contribuiu para compreensão do currículo em sua dimensão material. Nos PPP analisados foi percebido que estão embasados no Programa de Educação Integral (PEI) de acordo com a Lei Complementar nº 125/2008, evidenciando uma lógica de adequação do sujeito ao mercado. O PEI não traz nenhuma inovação ou prática pedagógica inovadora para o que concerne a disciplina Educação Física. As escolas estão atendendo aos interesses do neoliberalismo centrado na primazia do mercado, para os quais o que conta em termos educacionais é a existência de uma escola assemelhada à fábrica. Acreditamos que a educação não deve ter seu papel reduzido aos desmandos do capital, pensando um currículo para além dos interesses mercadológicos. Uma alternativa seria a Proposta Curricular por Complexos que demanda transformação no conteúdo, na sua abordagem e na forma escolar. Esta proposta é baseada na totalidade, a qual pressupõe que o trabalho deve ser a base do projeto educativo da escola com os objetivos formativos mais amplos. Dessa forma, a educação, apresenta-se de forma totalizadora precípua, como um dos processos que contribui com a formação da essência humana.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22227
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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