Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21131

Compartilhe esta página

Título: Sentidos da formação continuada: uma construção sob o olhar de professores do ensino médio
Autor(es): DURVAL, Ana Clara Ramalho do Monte Lins
Palavras-chave: Sentidos da formação continuada; Prática docente; Saberes da experiência docente
Data do documento: 4-Jul-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa se insere no campo das discussões sobre formação docente, tendo como objeto de estudo os sentidos da formação continuada de professores, que foi explorado a partir do questionamento: quais sentidos da Formação Continuada são construídos por Professores do Ensino Médio? Partindo do pressuposto de que nos tempos atuais os sentidos atribuídos à formação continuada permanecem arraigados à racionalidade técnica, sendo esta formação concebida como espaço de reprodução de saberes a serem aplicados, buscamos alcançar o objetivo geral de compreender os sentidos da Formação Continuada construídos por Professores do Ensino Médio, a partir dos objetivos específicos: i) Identificar, a partir de depoimentos dos professores, que sentidos da formação continuada são susceptíveis de influenciarem a prática docente; e ii) Analisar a relação entre os sentidos atribuídos à formação continuada e a ressignificação dos saberes da experiência docente. O objeto de estudo se desdobrou em três categorias teóricas: i) Sentidos e conceitos da formação continuada - na qual recorremos à perspectiva de Vygotsky (1994, 2008) e seus colaboradores para tratar dos sentidos, e à de Imbernón (2009, 2010, 2011) e Marin (1995) para tratamento dos conceitos e das concepções da formação continuada; ii) Sentidos da formação continuada: avanços e desafios - estes abordados segundo Imbernón (2009, 2010, 2011), assim como no diálogo com Gatti e Barreto (2009) e Pimenta (2006); e iii) Sentidos da formação continuada: constituição do professor reflexivo e ressignificação dos saberes da experiência docente - em que ancoramo-nos nos estudos de Zeichner (1993, 1998, 2002, 2014) e Alarcão (2007) para entendimento da constituição da reflexividade, Contreras (2002) para compreendermos a reflexividade na construção da autonomia profissional, Franco, M. A. (2012) e Vázquez (2011) para dialogarmos sobre prática docente, e Pimenta (2006, 2012), Borges (2004) e Tardif (2013) para discussão acerca dos saberes docentes. Visando ao alcance dos nossos objetivos, optamos por um caminho teórico-metodológico alicerçado na abordagem preponderantemente qualitativa. Como procedimento para levantamento dos dados, utilizamos a análise documental; o questionário; e a entrevista semiestruturada. Para organização e tratamento dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo pela técnica da análise temática constituída de cinco etapas concebidas por Moraes (1999, 2003), à luz dos fundamentos teóricos da pesquisa. Como resultados, compreendemos que os participantes da pesquisa construíram os seguintes sentidos da formação continuada: espaço de apoio, suporte e mediação da prática docente; espaço para constituição da reflexividade; espaço para coletividade e troca de experiência; espaço para busca da melhoria dos resultados escolares e valorização do profissional; e espaço para ressignificação dos saberes da experiência docente. São, portanto, sentidos histórica e socialmente constituídos como resultado da mediação entre esses participantes e os contextos sobre os quais sua prática docente se desenvolve. Os achados possibilitaram, ainda, entendermos que a dinâmica na produção dos sentidos aqui construídos coloca-nos na direção de que este processo formativo precisa estar norteado pela perspectiva emancipadora, por propostas que ponham em evidência a realidade da prática docente, o conhecimento produzido pelo professor e os contextos em que esta prática se desenvolve. Apontam, pois, para a necessidade de que se promova o desenvolvimento profissional do professor, considerando a necessária ruptura com as concepções de processos formativos doutrinadores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21131
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MESTRADO_ANA CLARA RAMALHO DO MONTE LINS DURVAL_2016.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons