Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20771
Compartilhe esta página
Título: | Relações entre o frevo e capoeira: intervenção na escola Erem Capitão Manoel Gomes de Assunção, Pombos-PE |
Autor(es): | SANTANA, Cassio Pierre Joaquim de |
Palavras-chave: | Educação Física Escolar; Frevo; Capoeira |
Data do documento: | 21-Ago-2017 |
Citação: | SANTANA, C. P. J. |
Abstract: | Introdução: Considera-se a dança uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem. A abordagem da dança é relevante no âmbito escolar e proporciona ao professor abordar suas relações com os demais conteúdos da educação física, como as lutas que envolvem musica como exemplo temos a capoeira. Patrimônio Imaterial da Humanidade, o frevo assume grande importância em ser estudado, aplicado e difundido juntamente com a capoeira, enfatizando assim contextos que podem ser trabalhados no âmbito da educação física escolar. Objetivo: Verificar o significado e as relações entre o frevo e capoeira dos escolares do ensino médio após as intervenções teórico-práticas. Metodologia: Este projeto tem sua metodologia baseada na pesquisa-ação. As intervenções foram realizadas na escola municipal Erem Capitão Manoel Gomes de Assunção, Pombos – PE, com alunos do 3° ano do ensino médio com faixa etária entre 17 a 18 anos. As aulas de Frevo foram ministradas pelo próprio pesquisador. No total foram realizadas seis aulas de 50 min. Durante três semanas. A coleta de dados foi realizada por meio de anotações das verbalizações dos alunos durante as aulas, de anotações nas rodas de conversa ao final da aula e aplicação e análise de resumos individuais relacionados aos conteúdos trabalhados da capoeira numa perspectiva das suas relações históricas e conceituais. Resultados: Os resultados mostraram nos escritos dos alunos em seus resumos aprofundamento sobre a história do frevo, coerência conceitual sobre o frevo e suas relações com a capoeira Considerações finais: O trabalho mostrou resultados positivos e satisfatórios quanto ao conteúdo frevo e capoeira no âmbito escolar, enquanto conteúdo nas aulas de educação física numa perspectiva politico -pedagógica e cultural e temos como perspectiva, possibilitar que mais crianças e adolescentes possam ter contato com a prática do frevo e Capoeira nas aulas de Educação Física escolar. A presente pesquisa também visou contribuir para os demais professores de Educação Física que pretendem desenvolver trabalhos de pesquisa e ensino do binômio frevo / Capoeira nas escolas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20771 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTANA, Cassio Pierre Joaquim de.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons