Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20771

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Flávio Campos de-
dc.contributor.authorSANTANA, Cassio Pierre Joaquim de-
dc.date.accessioned2017-08-21T20:01:37Z-
dc.date.available2017-08-21T20:01:37Z-
dc.date.issued2017-08-21-
dc.date.submitted2017-02-01-
dc.identifier.citationSANTANA, C. P. J.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20771-
dc.description.abstractIntrodução: Considera-se a dança uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem. A abordagem da dança é relevante no âmbito escolar e proporciona ao professor abordar suas relações com os demais conteúdos da educação física, como as lutas que envolvem musica como exemplo temos a capoeira. Patrimônio Imaterial da Humanidade, o frevo assume grande importância em ser estudado, aplicado e difundido juntamente com a capoeira, enfatizando assim contextos que podem ser trabalhados no âmbito da educação física escolar. Objetivo: Verificar o significado e as relações entre o frevo e capoeira dos escolares do ensino médio após as intervenções teórico-práticas. Metodologia: Este projeto tem sua metodologia baseada na pesquisa-ação. As intervenções foram realizadas na escola municipal Erem Capitão Manoel Gomes de Assunção, Pombos – PE, com alunos do 3° ano do ensino médio com faixa etária entre 17 a 18 anos. As aulas de Frevo foram ministradas pelo próprio pesquisador. No total foram realizadas seis aulas de 50 min. Durante três semanas. A coleta de dados foi realizada por meio de anotações das verbalizações dos alunos durante as aulas, de anotações nas rodas de conversa ao final da aula e aplicação e análise de resumos individuais relacionados aos conteúdos trabalhados da capoeira numa perspectiva das suas relações históricas e conceituais. Resultados: Os resultados mostraram nos escritos dos alunos em seus resumos aprofundamento sobre a história do frevo, coerência conceitual sobre o frevo e suas relações com a capoeira Considerações finais: O trabalho mostrou resultados positivos e satisfatórios quanto ao conteúdo frevo e capoeira no âmbito escolar, enquanto conteúdo nas aulas de educação física numa perspectiva politico -pedagógica e cultural e temos como perspectiva, possibilitar que mais crianças e adolescentes possam ter contato com a prática do frevo e Capoeira nas aulas de Educação Física escolar. A presente pesquisa também visou contribuir para os demais professores de Educação Física que pretendem desenvolver trabalhos de pesquisa e ensino do binômio frevo / Capoeira nas escolas.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectFrevopt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.titleRelações entre o frevo e capoeira: intervenção na escola Erem Capitão Manoel Gomes de Assunção, Pombos-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Edilson Laurentino dos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559214Z7pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Dance is considered a representative expression of several aspects of human life. The approach of the dance is relevant in the school context and it allows the teacher to approach its relations with the other contents of the physical education, as the fights that involve music like example we have the capoeira. Intangible Heritage of Humanity, frevo assumes great importance in being studied, applied and disseminated together with capoeira, thus emphasizing contexts that can be worked within the scope of physical education. Objective: To analyze the relationship between frevo and capoeira. Methodology: This project has its methodology based on action research. The interventions were carried out at the municipal school Erem Capão Manoel Gomes de Asunción, Pombos - PE, with students from the 3rd year of high school with ages ranging from 17 to 18 years. Frevo's classes were taught by the researcher himself. In total, six 50-minute classes were held. For three weeks. Data collection was carried out by means of annotations of students' verbalizations during class, annotations on the talk wheels at the end of the class and application and analysis of individual abstracts related to the contents of capoeira, in a perspective of their historical and conceptual relations. Results: The results showed in the students' papers in their summaries in-depth on the history of frevo, conceptual coherence on frevo and its relations with capoeira Final considerations: The work showed positive and satisfactory results regarding the content frevo and capoeira in the school, As content in physical education classes from a political-pedagogical and cultural perspective and we have as perspective, to enable more children and adolescents to have contact with the practice of Frevo and Capoeira in classes of Physical Education school. The present research also aimed to contribute to the other Physical Education teachers who intend to develop research and teaching of the frevo / Capoeira binomial in schools.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5899754997437585pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTANA, Cassio Pierre Joaquim de.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons