Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20767
Compartilhe esta página
Título: | Futebol e luta de classes: pesando uma proposta pedagógica de intervenção contra hegemônica |
Autor(es): | OLIVEIRA, Filipe Benício de |
Palavras-chave: | Futebol; Futebol Escolar |
Data do documento: | 21-Ago-2017 |
Citação: | OLIVEIRA, F. B. |
Abstract: | O futebol é uma manifestação histórica, produto do trabalho humano apresentado como cultura, que vêm sofrendo constantes transformações. Mesmo oferecidos nas aulas de educação física, tem si atribuídos ao gesto físico-motor, o sabe fazer, em alguns casos “rolar a bola”. Em despeito disto, o objetivo deste trabalho tem por finalidade colaborar no trato pedagógico, nas aulas de educação física com o conteúdo futebol. Por meio de suas práticas históricas, materializar em uma ação contra hegemônica. Sendo assim, procuramos fomentar uma revisão bibliográfica, em que apontamos às formas históricas do futebol primitivo: na China, Inglaterra, America Central Roma e Grécia. E os processos de modernização enquanto prática classista, distintiva e civilizadora da sociedade burguesa na Inglaterra e os desdobramentos históricos no Brasil. Mediante ao processo de formação humana, apontamos como se comporta o conteúdo futebol, numa educação atualmente hegemonicamente e capitalista. Para essa superação e de grande importância uma pedagogia comprometida com a formação de uma visão mundo. A abordagem crítico-superadora se mostrou viável para isso na materialização de uma ação com o futebol, contribuindo com a formação crítica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20767 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, Filipe Benicio de.pdf | 960,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons