Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20767
Comparte esta pagina
Título : | Futebol e luta de classes: pesando uma proposta pedagógica de intervenção contra hegemônica |
Autor : | OLIVEIRA, Filipe Benício de |
Palabras clave : | Futebol; Futebol Escolar |
Fecha de publicación : | 21-ago-2017 |
Citación : | OLIVEIRA, F. B. |
Resumen : | O futebol é uma manifestação histórica, produto do trabalho humano apresentado como cultura, que vêm sofrendo constantes transformações. Mesmo oferecidos nas aulas de educação física, tem si atribuídos ao gesto físico-motor, o sabe fazer, em alguns casos “rolar a bola”. Em despeito disto, o objetivo deste trabalho tem por finalidade colaborar no trato pedagógico, nas aulas de educação física com o conteúdo futebol. Por meio de suas práticas históricas, materializar em uma ação contra hegemônica. Sendo assim, procuramos fomentar uma revisão bibliográfica, em que apontamos às formas históricas do futebol primitivo: na China, Inglaterra, America Central Roma e Grécia. E os processos de modernização enquanto prática classista, distintiva e civilizadora da sociedade burguesa na Inglaterra e os desdobramentos históricos no Brasil. Mediante ao processo de formação humana, apontamos como se comporta o conteúdo futebol, numa educação atualmente hegemonicamente e capitalista. Para essa superação e de grande importância uma pedagogia comprometida com a formação de uma visão mundo. A abordagem crítico-superadora se mostrou viável para isso na materialização de uma ação com o futebol, contribuindo com a formação crítica. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20767 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, Filipe Benicio de.pdf | 960,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons