Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20611

Compartilhe esta página

Título: Universidade e produção do conhecimento: análise do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física CAV/UFPE
Autor(es): NOGUEIRA, Josefa Uérica de Araujo
Palavras-chave: Educação Física - pesquisa; Educação Física – Produção científica; Licenciatura em Educação Física – UFPE
Data do documento: 15-Ago-2017
Citação: NOGUEIRA, J. U. A.
Abstract: A produção do conhecimento nos cursos de Licenciatura em Educação Física do país ainda se fundamenta em uma lógica capitalista, cientificista, acrítica e a- histórica, desconsiderando-se os pressupostos epistemológicos críticos, políticos, pedagógicos e éticos acerca do conhecimento, nesse sentido, a Formação Acadêmica/Profissional tem se resumido em ações tecnicista e alienada. O presente estudo se propõe a analisar quais os fundamentos teórico-metodológicos que embasam o PPC do curso de Licenciatura em Educação Física CAV/UFPE e se estes fundamentos têm potencializado uma produção científica comprometida com as demandas sociais e com uma formação acadêmica de qualidade. O presente trabalho trata-se de uma Análise Documental. Inicialmente, realizamos um levantamento dos documentos oficiais/propostas do curso de Licenciatura em Educação Física CAV/UFPE, o PPC. Em seguida, foi desenvolvido estudo reflexivo balizados no Materialismo-Histórico-Dialético. As análises até então realizadas, nos auxiliaram para a compreensão de uma produção científica pouco relevante socialmente, direcionando a Formação Acadêmica para um viés biologicista e esportivista e por consequência acrítico e a-histórico. Por fim, a pesquisa possibilitou o entendimento acerca dos pressupostos teórico-metodológicos do PPC do curso de Licenciatura em Educação Física CAV/UFPE, bem como entender a importância da construção do conhecimento como parte importante para formação humana e como tal deve ser garantindo a todos. Neste sentido, devemos defender a universidade pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20611
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOGUEIRA, Josefa Uérica de Araújo.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons