Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20611
Compartilhe esta página
Título: | Universidade e produção do conhecimento: análise do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física CAV/UFPE |
Autor(es): | NOGUEIRA, Josefa Uérica de Araujo |
Palavras-chave: | Educação Física - pesquisa; Educação Física – Produção científica; Licenciatura em Educação Física – UFPE |
Data do documento: | 15-Ago-2017 |
Citação: | NOGUEIRA, J. U. A. |
Abstract: | A produção do conhecimento nos cursos de Licenciatura em Educação Física do país ainda se fundamenta em uma lógica capitalista, cientificista, acrítica e a- histórica, desconsiderando-se os pressupostos epistemológicos críticos, políticos, pedagógicos e éticos acerca do conhecimento, nesse sentido, a Formação Acadêmica/Profissional tem se resumido em ações tecnicista e alienada. O presente estudo se propõe a analisar quais os fundamentos teórico-metodológicos que embasam o PPC do curso de Licenciatura em Educação Física CAV/UFPE e se estes fundamentos têm potencializado uma produção científica comprometida com as demandas sociais e com uma formação acadêmica de qualidade. O presente trabalho trata-se de uma Análise Documental. Inicialmente, realizamos um levantamento dos documentos oficiais/propostas do curso de Licenciatura em Educação Física CAV/UFPE, o PPC. Em seguida, foi desenvolvido estudo reflexivo balizados no Materialismo-Histórico-Dialético. As análises até então realizadas, nos auxiliaram para a compreensão de uma produção científica pouco relevante socialmente, direcionando a Formação Acadêmica para um viés biologicista e esportivista e por consequência acrítico e a-histórico. Por fim, a pesquisa possibilitou o entendimento acerca dos pressupostos teórico-metodológicos do PPC do curso de Licenciatura em Educação Física CAV/UFPE, bem como entender a importância da construção do conhecimento como parte importante para formação humana e como tal deve ser garantindo a todos. Neste sentido, devemos defender a universidade pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20611 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NOGUEIRA, Josefa Uérica de Araújo.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons