Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20611

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAMORIM, Marco Antônio Fidalgo-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Josefa Uérica de Araujo-
dc.date.accessioned2017-08-15T19:27:37Z-
dc.date.available2017-08-15T19:27:37Z-
dc.date.issued2017-08-15-
dc.date.submitted2017-02-01-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, J. U. A.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20611-
dc.description.abstractA produção do conhecimento nos cursos de Licenciatura em Educação Física do país ainda se fundamenta em uma lógica capitalista, cientificista, acrítica e a- histórica, desconsiderando-se os pressupostos epistemológicos críticos, políticos, pedagógicos e éticos acerca do conhecimento, nesse sentido, a Formação Acadêmica/Profissional tem se resumido em ações tecnicista e alienada. O presente estudo se propõe a analisar quais os fundamentos teórico-metodológicos que embasam o PPC do curso de Licenciatura em Educação Física CAV/UFPE e se estes fundamentos têm potencializado uma produção científica comprometida com as demandas sociais e com uma formação acadêmica de qualidade. O presente trabalho trata-se de uma Análise Documental. Inicialmente, realizamos um levantamento dos documentos oficiais/propostas do curso de Licenciatura em Educação Física CAV/UFPE, o PPC. Em seguida, foi desenvolvido estudo reflexivo balizados no Materialismo-Histórico-Dialético. As análises até então realizadas, nos auxiliaram para a compreensão de uma produção científica pouco relevante socialmente, direcionando a Formação Acadêmica para um viés biologicista e esportivista e por consequência acrítico e a-histórico. Por fim, a pesquisa possibilitou o entendimento acerca dos pressupostos teórico-metodológicos do PPC do curso de Licenciatura em Educação Física CAV/UFPE, bem como entender a importância da construção do conhecimento como parte importante para formação humana e como tal deve ser garantindo a todos. Neste sentido, devemos defender a universidade pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente.pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física - pesquisapt_BR
dc.subjectEducação Física – Produção científicapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Educação Física – UFPEpt_BR
dc.titleUniversidade e produção do conhecimento: análise do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física CAV/UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, José Mawison Cândido de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8192156992165855pt_BR
dc.description.abstractxThe production of knowledge in the undergraduate courses in Physical Education of the country is still based on a capitalist logic, scientistic, uncritical and historical, disregarding the critical epistemological, political, pedagogical and ethical presuppositions about knowledge, in this sense, the Academic / Professional Education has been summed up in technical and alienated actions. The present study proposes to analyze the theoretical and methodological foundations that underpin the PPC of the degree course in Physical Education CAV / UFPE and if these fundamentals have potentiated a scientific production committed to the social demands and with a quality academic formation. The present work is a Documentary Analysis. Initially, we conducted a survey of the official documents / proposals of the Licentiate course in Physical Education CAV / UFPE, the PPC. Next, we developed a reflexive study based on Materialism-Historical-Dialectic. The analyzes carried out thus far helped us to understand a little socially relevant scientific production, directing the Academic Formation to a biologicistic and sportivist bias and, as a consequence, uncritical and a-historical. Finally, the research made possible the understanding about the theoretical and methodological presuppositions of the PPC of the Degree in Physical Education CAV / UFPE, as well as to understand the importance of the construction of knowledge as an important part for human formation and as such should be guaranteed to all. In this sense, we must defend the public university, free, quality and socially referenced.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6605077286819658pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NOGUEIRA, Josefa Uérica de Araújo.pdf1,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons