Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20603

Share on

Title: A dança na educação física infantil a partir de uma perspectiva crítica: possibilidades de tematização
Authors: ASSIS, Andressa Vicente de
Keywords: Educação Física Escolar; Dança
Issue Date: 15-Aug-2017
Citation: ASSIS, A. V.
Abstract: Visualizando o cenário da realidade da Educação Física Escolar na área da Educação Infantil, especificamente da dança, observamos que esse conteúdo não é tratado e valorizado da maneira que deveria ser, com isso, nos propomos discutir sobre a realidade da Educação Física do conteúdo de dança na Educação Infantil e sugerir possibilidades e estratégias de tematização para que seja discutido formas de como abordar esse conteúdo em sala de aula. Neste sentido, esta pesquisa busca, a partir da revisão bibliográfica, verificar as possibilidades de tematização da Dança na Educação Física Infantil. O texto está dividido em três tópicos, cada um seguindo da construção do processo de aprofundamento da questão analisada (1. Trajetória do Ensino Pedagógico: Entendendo o básico desse processo; 2. A realidade da Educação Infantil: Aulas de Educação Física ou Meras repetições de movimentos? E 3. Possibilidades e estratégias de tematização da dança na Educação Infantil). Como orientação teórica, buscamos nos aproximar da perspectiva e concepção crítica de educação, por acreditarmos serem as mais adequadas para atender as necessidades do ensino escolar. Como resultado, relatamos as formas de tematização da dança encontrada para a Educação Física Infantil a partir da perspectiva crítica de ensino. Após refletir sobre a realidade e as estratégias encontradas, concluímos valorizando a importância da dança na educação infantil como grande influenciadora no desenvolvimento da criança como um todo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20603
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASSIS, Andressa Vicente de.pdf3,99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons