Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20603

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALDANHA, Renato Machado-
dc.contributor.authorASSIS, Andressa Vicente de-
dc.date.accessioned2017-08-15T18:57:10Z-
dc.date.available2017-08-15T18:57:10Z-
dc.date.issued2017-08-15-
dc.date.submitted2017-02-02-
dc.identifier.citationASSIS, A. V.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20603-
dc.description.abstractVisualizando o cenário da realidade da Educação Física Escolar na área da Educação Infantil, especificamente da dança, observamos que esse conteúdo não é tratado e valorizado da maneira que deveria ser, com isso, nos propomos discutir sobre a realidade da Educação Física do conteúdo de dança na Educação Infantil e sugerir possibilidades e estratégias de tematização para que seja discutido formas de como abordar esse conteúdo em sala de aula. Neste sentido, esta pesquisa busca, a partir da revisão bibliográfica, verificar as possibilidades de tematização da Dança na Educação Física Infantil. O texto está dividido em três tópicos, cada um seguindo da construção do processo de aprofundamento da questão analisada (1. Trajetória do Ensino Pedagógico: Entendendo o básico desse processo; 2. A realidade da Educação Infantil: Aulas de Educação Física ou Meras repetições de movimentos? E 3. Possibilidades e estratégias de tematização da dança na Educação Infantil). Como orientação teórica, buscamos nos aproximar da perspectiva e concepção crítica de educação, por acreditarmos serem as mais adequadas para atender as necessidades do ensino escolar. Como resultado, relatamos as formas de tematização da dança encontrada para a Educação Física Infantil a partir da perspectiva crítica de ensino. Após refletir sobre a realidade e as estratégias encontradas, concluímos valorizando a importância da dança na educação infantil como grande influenciadora no desenvolvimento da criança como um todo.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.titleA dança na educação física infantil a partir de uma perspectiva crítica: possibilidades de tematizaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248754J2pt_BR
dc.description.abstractxIn our days, the real situation of dancing modality in childrood education in physical education is not treated by the right way. To remedy this situation, there many ways to discuss new possibitities and strategies abording the contents. This searching intends to verify through articles, publications new ways to approach dancing in physical education. This searchin provides 3 topics. 1- path of pedagogic teaching. 2- reality of childrood education. 3- possibilities and strategies of dancing theming. We found the results of the ways to aplly dancing theming in childrood education through critical perspectives of teching. After put in mind the reality and strategies found, we value better the importance of dancing in child rood education as a intrument of learming for children.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASSIS, Andressa Vicente de.pdf3,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons