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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20164

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Title: Velhice, cultura e educação: abordagem transdisciplinar a partir do corpo no Tai Chi Chuan
Authors: BENATTO, Giedre Vanessa de Castro
Keywords: Educação; Cultura; Velhice; Corporeidade; Tai Chi Chuan; Education; Culture; Old age; Corporeality; Tai Chi Chuan
Issue Date: 13-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Essa pesquisa aborda a relação entre educação, corpo e cultura através do estudo e observação dos idosos da Associação Brasileira de Práticas Corporais Chinesas (APPCC) na prática de Tai Chi Chuan. O objetivo principal é mostrar, considerando o curso de vida dos membros do grupo, que o corpo incorpora saberes e aprendizagens acionados pela cultura e, uma vez trazidos à tona pela prática da arte marcial, promovem mudanças não só relacionadas à saúde – como por vezes são consideradas exclusivamente numa perspectiva reducionista de pesquisadores da gerontologia. As mudanças são também cognitivas, sociais, psicológicas, econômicas, afetivas etc. Dessa forma, nossa abordagem está epistemologicamente esteada nos entrelaçamentos multidimensionais do fenômeno à luz da transdisciplinaridade, do pensamento complexo e pela proposição paradigmática do “terceiro incluído”. A abordagem metodológica adotada é qualitativo-descritiva de caráter etnográfico. Os dados foram reunidos a partir de observação participante e de entrevistas não estruturadas. Uma vez identificados os turning points na trajetória de vida dos idosos, foi possível compreender as referidas mudanças dentro de uma linha que divisa - e também dialoga-, “um antes” e “um depois”, de maneira recursiva, em termos de benefícios para a vida dos velhos com a prática do Tai Chi Chuan. Utilizamos a técnica de análise do discurso nas entrevistas individuais e em grupo. Espera-se, com esse trabalho, contribuir para o aprofundamento da compreensão multidimensional da experiência corporal, seus reflexos sobre o envelhecimento e seus desdobramentos, em detrimento da postura dualista, fragmentada e excessivamente especializada que marca a ciência moderna no trato com o conhecimento e os saberes adquiridos e produzidos na velhice.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20164
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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