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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20164

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dc.contributor.advisorVOSS, Rita de Cássia Ribeiro-
dc.contributor.authorBENATTO, Giedre Vanessa de Castro-
dc.date.accessioned2017-07-31T13:43:11Z-
dc.date.available2017-07-31T13:43:11Z-
dc.date.issued2016-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20164-
dc.description.abstractEssa pesquisa aborda a relação entre educação, corpo e cultura através do estudo e observação dos idosos da Associação Brasileira de Práticas Corporais Chinesas (APPCC) na prática de Tai Chi Chuan. O objetivo principal é mostrar, considerando o curso de vida dos membros do grupo, que o corpo incorpora saberes e aprendizagens acionados pela cultura e, uma vez trazidos à tona pela prática da arte marcial, promovem mudanças não só relacionadas à saúde – como por vezes são consideradas exclusivamente numa perspectiva reducionista de pesquisadores da gerontologia. As mudanças são também cognitivas, sociais, psicológicas, econômicas, afetivas etc. Dessa forma, nossa abordagem está epistemologicamente esteada nos entrelaçamentos multidimensionais do fenômeno à luz da transdisciplinaridade, do pensamento complexo e pela proposição paradigmática do “terceiro incluído”. A abordagem metodológica adotada é qualitativo-descritiva de caráter etnográfico. Os dados foram reunidos a partir de observação participante e de entrevistas não estruturadas. Uma vez identificados os turning points na trajetória de vida dos idosos, foi possível compreender as referidas mudanças dentro de uma linha que divisa - e também dialoga-, “um antes” e “um depois”, de maneira recursiva, em termos de benefícios para a vida dos velhos com a prática do Tai Chi Chuan. Utilizamos a técnica de análise do discurso nas entrevistas individuais e em grupo. Espera-se, com esse trabalho, contribuir para o aprofundamento da compreensão multidimensional da experiência corporal, seus reflexos sobre o envelhecimento e seus desdobramentos, em detrimento da postura dualista, fragmentada e excessivamente especializada que marca a ciência moderna no trato com o conhecimento e os saberes adquiridos e produzidos na velhice.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectVelhicept_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectTai Chi Chuanpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectOld agept_BR
dc.subjectCorporealitypt_BR
dc.subjectTai Chi Chuanpt_BR
dc.titleVelhice, cultura e educação: abordagem transdisciplinar a partir do corpo no Tai Chi Chuanpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0387991609391339pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7065016480263800pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research addresses the relationship between education, body and culture through the study and observation of the elderly from Associação Brasileira de Práticas Corporais Chinesas (ABPCC) in the practice of Tai Chi Chuan. The main goal is to show, considering the life course of some members of the group, that the body incorporates knowledge and learnings triggered by culture and, once brought to light by the practice of this martial art, they promote changes not only related to health - as sometimes they are exclusively considered through a reductionist perspective of researchers in gerontology. The changes are also cognitive, social, psychological, economic, affective etc. Thus, our approach is epistemologically supported by the multidimensional interweaving of the phenomenon in the light of transdisciplinarity, the complex thought and the paradigmatic proposition of the "third included". The methodological approach adopted is qualitative-descriptive of ethnographic character. Data were gathered from participant observation and unstructured interviews. Once the turning points were identified in the life course of the elderly, it was possible to understand such changes within a line that divides - and also dialogues-, a "before" and an "after", recursively, in terms of benefits to the life of the elderly with the practice of Tai Chi Chuan. We used the discourse analysis technique in individual and group interviews. We hope that this work contributes to the deepening of the multidimensional understanding of the body experience, its reflections on aging and its developments, to the detriment of the dualistic, fragmented and overly specialized approach that marks modern science as to dealing with the knowledge and the learning acquired and produced in old age.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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