Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19994
Compartilhe esta página
Título: | Estratégias metacognitivas de leitura na interação com contos: a percepção do discurso universal no texto literário |
Autor(es): | MARTINS, Gerdna Vieira |
Palavras-chave: | Estratégias metacognitivas; Discurso universal; Conto; Leitor literário; Metacognitive strategies; Universal discourse; Short story; Literary reader |
Data do documento: | 15-Dez-2016 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta pesquisa busca aplicar uma abordagem do ensino de leitura no intuito de contribuir na formação do leitor literário, através de estratégias metacognitivas de leitura que auxiliem os alunos a se tornarem leitores ativos e reconhecerem no conto o discurso universal inerente ao texto literário. Nosso embasamento teórico associa Estética da Recepção com Jauss (1979), Teoria do Efeito Estético, representada por Iser (1979), ensino de Literatura com Bordini &Aguiar (1993), Zilberman (2014) e Cosson (2014) à interação com o uso das estratégias de leitura, respaldado em Flavell (1976), Baker & Brown (1980), Solé (1998), Duke & Pearson (2002) e Kleiman (2007). Sendo assim, os teóricos da teoria da literatura e da psicolinguística dialogam para justificar a nossa proposta de entrelaçamento dessas áreas, visando um ensino de Literatura que respeite os aspectos literários e utilize os conhecimentos linguísticos para construção de significados do texto. A metodologia utilizada é qualitativa. Participaram da pesquisa 30 voluntários, estudantes do 9º ano de uma escola pública. As fases de aplicação das atividades para a coleta de dados foram divididas em diagnóstica, ensino de leitura e teste/avaliação. As atividades foram produzidas com base nos contos (O Crime do Professor da Matemática, de Clarice Lispector; O Conto se Apresenta, de Moacyr Scliar; O Gato Preto, de Edgar Allan Poe) lidos em cada fase, sendo elas o Questionário Avaliativo de uso de Estratégias Metacognitivas de Leitura e o Questionário de Compreensão do Conto, em todas as fases e o Guia de Leitura, nas duas últimas fases. O corpus foi constituído por 234 fichas de atividades (questionários e guias de leitura). Os resultados indicam que é possível a percepção do discurso universal, quando o estudante é capaz de transubstanciar a ficção inerente ao texto literário. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19994 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_GERDNA_2017.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons