Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19720

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento de produtos de moda para pessoas com mobilidade reduzida: ferramenta metodológica pautada na ergonomia
Autor(es): NAKAYAMA, Gabriela Yoshie
Palavras-chave: Design de Moda. Ergonomia. Pessoas com Mobilidade Reduzida.; Fashion Design. Ergonomics. People with Reduced Mobility.
Data do documento: 22-Jul-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O design de moda explicita grande lacuna no que tange o acesso para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Além das questões de inclusão social, tem-se um cenário mercadológico carente no que diz respeito ao entendimento e atendimento de necessidades específicas desse público. Partindo do ideal do vestuário como uma extensão do próprio corpo é imprescindível a compreensão das demandas de seu usuário consumidor como elemento norteador no desenvolvimento de produtos. Levantam-se então questionamentos sobre o aporte projetual e metodológico, bem como seus entraves, presentes na formação do designer de moda. Em prol da compreensão desses contextos, a revisão literária pautou-se nas perspectivas relevantes sobre a deficiência e a mobilidade reduzida, a ergonomia, a representação do corpo no contemporâneo e o design de moda em suas características práticas e comunicacionais, bem como seu ensino no Brasil. A investigação buscou traçar um panorama que sustente a viabilidade do objetivo da pesquisa, a elaboração de ferramentas metodológicas que contribuam no processo de desenvolvimento de produtos de moda para pessoas com algum tipo de mobilidade reduzida. Amparando o embasamento teórico, um estudo analítico foi o aporte metodológico, abordando métodos das áreas de projeto, de design e da moda, além de referenciais da ergonomia, visando um entendimento macro dos processos projetuais. A compreensão das especificações projetuais necessárias para um desenvolvimento que englobe usuários com mobilidades reduzidas, focando na usabilidade e no conforto, resultou no delineamento de diretrizes projetuais que potencializam a otimização do processo de desenvolvimento de produtos de vestuário, visando a inclusão e a acessibilidade de consumidores com mobilidade reduzida, primordialmente no âmbito didático da moda. A ferramenta, além de proporcionar uma moda mais inclusiva, traz como resultados finais uma abordagem ergonômica e voltado ao conforto e, ainda que direcionada à mobilidade reduzida, denota uma flexibilidade projetual, permitindo sua aplicação para diferentes públicos findando em um produto coerente com questões de conforto e usabilidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19720
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_GabrielaNakayama-BC.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons