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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19647
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Título : | A morte, o feminino e o sagrado: uma leitura intersemiótica das iluminogravuras de Ariano Suassuna |
Autor : | SIMÕES, Ester Suassuna |
Palabras clave : | Ariano Suassuna; Iluminogravura; Movimento Armorial; Intersemiose; Ariano Suassuna; Iluminogravura; Armorial Movement; Intersemiosis |
Fecha de publicación : | 16-jun-2016 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Em 1980 e 1985 Ariano Suassuna publicou, em tiragens de cerca de 50 cópias, dois álbuns contendo, cada um, dez iluminogravuras. Gênero artístico criado pelo escritor, elas integram poema e ilustrações criados pelo artista em consonância com o que propunha o Movimento Armorial, lançado em 1970: a realização de uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular brasileira privilegiando a integração entre as diversas manifestações artísticas. Este trabalho propõe uma leitura intersemiótica desses dois álbuns, intitulados Dez Sonetos Com Mote Alheio e Sonetos de Albano Cervonegro, a partir de três temas fundamentais: a morte, o feminino e o sagrado. A escassez de referencial teórico sobre o tema tornou necessário um aprofundamento inicial, que consistiu em uma investigação das diversas fontes referidas por Suassuna, bem como das publicações das iluminogravuras e de estudos sobre elas. Ainda como preparação para a leitura proposta, construiu-se um “inventário simbólico”, em que ficou clara a significativa recorrência simbólica tanto no âmbito pictórico quanto no âmbito lexical das iluminogravuras. Essa recorrência também existe nas demais produções de Suassuna, que, em verdade, unem-se em uma grande obra sistêmica, da qual as iluminogravuras são verdadeiros emblemas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19647 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
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