Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19647

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Ermelinda Maria Araújo-
dc.contributor.authorSIMÕES, Ester Suassuna-
dc.date.accessioned2017-07-14T14:23:11Z-
dc.date.available2017-07-14T14:23:11Z-
dc.date.issued2016-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19647-
dc.description.abstractEm 1980 e 1985 Ariano Suassuna publicou, em tiragens de cerca de 50 cópias, dois álbuns contendo, cada um, dez iluminogravuras. Gênero artístico criado pelo escritor, elas integram poema e ilustrações criados pelo artista em consonância com o que propunha o Movimento Armorial, lançado em 1970: a realização de uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular brasileira privilegiando a integração entre as diversas manifestações artísticas. Este trabalho propõe uma leitura intersemiótica desses dois álbuns, intitulados Dez Sonetos Com Mote Alheio e Sonetos de Albano Cervonegro, a partir de três temas fundamentais: a morte, o feminino e o sagrado. A escassez de referencial teórico sobre o tema tornou necessário um aprofundamento inicial, que consistiu em uma investigação das diversas fontes referidas por Suassuna, bem como das publicações das iluminogravuras e de estudos sobre elas. Ainda como preparação para a leitura proposta, construiu-se um “inventário simbólico”, em que ficou clara a significativa recorrência simbólica tanto no âmbito pictórico quanto no âmbito lexical das iluminogravuras. Essa recorrência também existe nas demais produções de Suassuna, que, em verdade, unem-se em uma grande obra sistêmica, da qual as iluminogravuras são verdadeiros emblemas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAriano Suassunapt_BR
dc.subjectIluminogravurapt_BR
dc.subjectMovimento Armorialpt_BR
dc.subjectIntersemiosept_BR
dc.subjectAriano Suassunapt_BR
dc.subjectIluminogravurapt_BR
dc.subjectArmorial Movementpt_BR
dc.subjectIntersemiosispt_BR
dc.titleA morte, o feminino e o sagrado: uma leitura intersemiótica das iluminogravuras de Ariano Suassunapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA JÚNIOR, Carlos Newton de Souza-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0525395928864945pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3975152604166388pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxIn 1980 and 1985 Ariano Suassuna published two albums containing ten iluminogravuras each in runs of about 50 copies. They are an artistic genre created by the writer that integrates poetry and illustration in line with what proposed the Armorial Movement, launched in 1970: the creation of high art based upon elements of Brazilian popular culture also favouring the integration between the various artistic manifestations. This paper proposes an inter-semiotic reading of these two albums, entitled Dez Sonetos Com Mote Alheio (Ten sonnets with quotes from others) and Sonetos de Albano Cervonegro (Albano Cervonegro’s sonnets). The reading will take into account specially three key themes: death, the feminine and the sacred. The very short number of theoretical texts on the subject showed us the need for an initial deep search, which consisted of an investigation of the various sources referred to by Suassuna, as well as the publications of the iluminogravuras and studies on them. Also in preparation for the reading we propose, we created something we called "symbolic inventory". From this “inventory”, it became clear that there is significant symbolic recurrence both in the pictorial context and in the lexical scope of iluminogravuras. This recurrence is also true in other productions of Suassuna, which means they are all unite in a large systemic symbolic universe, for which the iluminogravuras are true emblems.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_EsterSimões-BC.pdf7,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons