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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19239
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Título : | PIBID: um elo entre a universidade e escolas da rede pública de ensino |
Autor : | SANTOS, Maria Tarciana de Lima |
Palabras clave : | Política pública educacional; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência |
Fecha de publicación : | 26-jun-2017 |
Citación : | SANTOS, M. T. L. |
Resumen : | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi instituído a partir da Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007, com o intuito de fomentar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura plena das instituições federais de educação superior, para atuarem na educação básica pública. Ademais, o programa tem como foco a melhoria das instituições de ensino e do próprio processo de ensino e aprendizagem, através de investimentos em infraestrutura, formação, valorização e contratação de profissionais docentes e desenvolvimento e aplicação de metodologias. Embora o PIBID não se enquadre como uma política pública para o ensino básico do país sua relevância enquanto programa educacional vem sendo bastante investigada. Desta forma, a partir de uma revisão de literatura, o objetivo do presente trabalho é analisar e refletir acerca do PIBID enquanto programa educacional e suas contribuições para a formação docente e aprendizagem nas escolas públicas. As políticas educacionais não são recentes e estão diretamente ligadas aos contextos históricos, sociais e políticos de cada momento histórico do país. Só a partir da promulgação da nova constituição, em 1988, que a educação brasileira, através da LDB, baseou-se em princípios de direito universal. Visando garantir a universalização da educação básica e eixos temáticos como: democratização, qualidade, inclusão, igualdade, diversidade, valorização dos profissionais da educação e o financiamento da educação, constituindo-se em um marco histórico para a educação brasileira na contemporaneidade, foi aprovada em 2014 o Plano Nacional de Educação. Contudo, recentemente, para atender a coerência mercadológica neoliberal, com efeito de lei, foi imposta a Medida Provisória 746/2016. Mesmo apesar desta, o PIBID foi mantido e tem se tornado uma das mais importantes políticas de formação docente, uma vez que amplia e estreita os laços entre Universidade e escolas da Rede Pública de Ensino. Ademais, as atividades realizadas tem oportunizado aos licenciandos um aprofundamento teórico, bem como o desenvolvimento de novos métodos inovadores. Seguindo esta orientação, o PIBID Educação Física-CAV/UFPE tem desenvolvido seu trabalho pedagógico desde 2014 nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino e vem apresentando ricas contribuições tanto na Formação Acadêmica como nas aprendizagens escolares. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19239 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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