Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19239
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMORIM, Marco Antônio Fidalgo | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Maria Tarciana de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-26T19:21:05Z | - |
dc.date.available | 2017-06-26T19:21:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-26 | - |
dc.date.submitted | 2017-02-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, M. T. L. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19239 | - |
dc.description.abstract | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi instituído a partir da Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007, com o intuito de fomentar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura plena das instituições federais de educação superior, para atuarem na educação básica pública. Ademais, o programa tem como foco a melhoria das instituições de ensino e do próprio processo de ensino e aprendizagem, através de investimentos em infraestrutura, formação, valorização e contratação de profissionais docentes e desenvolvimento e aplicação de metodologias. Embora o PIBID não se enquadre como uma política pública para o ensino básico do país sua relevância enquanto programa educacional vem sendo bastante investigada. Desta forma, a partir de uma revisão de literatura, o objetivo do presente trabalho é analisar e refletir acerca do PIBID enquanto programa educacional e suas contribuições para a formação docente e aprendizagem nas escolas públicas. As políticas educacionais não são recentes e estão diretamente ligadas aos contextos históricos, sociais e políticos de cada momento histórico do país. Só a partir da promulgação da nova constituição, em 1988, que a educação brasileira, através da LDB, baseou-se em princípios de direito universal. Visando garantir a universalização da educação básica e eixos temáticos como: democratização, qualidade, inclusão, igualdade, diversidade, valorização dos profissionais da educação e o financiamento da educação, constituindo-se em um marco histórico para a educação brasileira na contemporaneidade, foi aprovada em 2014 o Plano Nacional de Educação. Contudo, recentemente, para atender a coerência mercadológica neoliberal, com efeito de lei, foi imposta a Medida Provisória 746/2016. Mesmo apesar desta, o PIBID foi mantido e tem se tornado uma das mais importantes políticas de formação docente, uma vez que amplia e estreita os laços entre Universidade e escolas da Rede Pública de Ensino. Ademais, as atividades realizadas tem oportunizado aos licenciandos um aprofundamento teórico, bem como o desenvolvimento de novos métodos inovadores. Seguindo esta orientação, o PIBID Educação Física-CAV/UFPE tem desenvolvido seu trabalho pedagógico desde 2014 nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino e vem apresentando ricas contribuições tanto na Formação Acadêmica como nas aprendizagens escolares. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política pública educacional | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência | pt_BR |
dc.title | PIBID: um elo entre a universidade e escolas da rede pública de ensino | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8192156992165855 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Institutional Program for the Initiation to Teaching (PIBID) was instituted based on Normative Ordinance No. 38, of December 12, 2007, with the purpose of encouraging the teaching of full undergraduate students from federal institutions of higher education to act in public basic education. In addition, the program focuses on the improvement of educational institutions and the teaching and learning process itself, through investments in infrastructure, training, valuation and hiring of teaching professionals and development and application of methodologies. Although the PIBID does not fit as a public policy for the basic education of the country its relevance as an educational program has been much investigated. Thus, based on a literature review, the objective of the present work is to analyze and reflect on PIBID as an educational program and its contributions to teacher education and learning in public schools. The educational policies are not recent and are directly linked to the historical, social and political contexts of each historical moment of the country. It was only after the promulgation of the new constitution in 1988 that Brazilian education, through the LDB, was based on principles of universal law. Aiming to ensure the universalization of basic education and thematic axes such as: democratization, quality, inclusion, equality, diversity, valuation of education professionals and the financing of education, constituting a historical landmark for Brazilian education in contemporary times, was approved in 2014 the National Education Plan. However, recently, to comply with neoliberal market coherence, with effect of law, Provisional Measure 746/2016 was imposed. Even in spite of this, the PIBID has been maintained and has become one of the most important policies of teacher education, since it broadens and narrows the bonds between University and schools of the Public Network of Teaching. In addition, the activities carried out have enabled the undergraduate students to gain a theoretical understanding as well as the development of new innovative methods. Following this orientation, the PIBID Physical Education-CAV/UFPE has been developing its pedagogical work since 2014 in the schools of the State Public School Network and has been presenting rich contributions both in Academic Training and in school learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Maria Tarciana de Lima.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons