Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1910
Título: Identificação de leveduras dentro do complexo Saccharomyces sensu stricto por PCR-fingerpriting
Autor(es): SANTOS, Scheila Karina Brito dos
Palavras-chave: Taxonomia molecular;PCR - fingerprinting;Complexo Saccharomyces sensu stricto;SPAR;Leveduras híbridas
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Karina Brito dos Santos, Scheila; Antônio de Morais Júnior, Marcos. Identificação de leveduras dentro do complexo Saccharomyces sensu stricto por PCR-fingerpriting. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: A relação biológica de leveduras industrialmente importantes do complexo Saccharomyces sensu stricto causa equívoco na correta identificação das leveduras. Por isso, este trabalho apresenta a técnica de PCR - fingerprinting com diferentes marcadores que identificaram com eficiência as verdadeiras espécies do complexo Saccharomyces sensu stricto e indicaram os híbridos naturais isolados de processos industriais. Linhagens tipo, linhagens comerciais de vinho e leveduras isoladas de vinho artesanal foram submetidas à análise de PCR - fingerprinting usando oligonucleotídeos únicos (SPAR) e análise de restrição de genes ribossomais e estruturais. Todas as seis espécies reconhecidas do complexo Saccharomyces sensu stricto foram discriminadas e erros na taxonomia anterior das leveduras de vinho foram observados. Além disso, estes marcadores SPAR mostraram a complexidade da constituição híbrida dos isolados industriais. O uso de marcadores SPAR pode ajudar na identificação de leveduras isoladas da indústria e do meio ambiente dentre uma das seis espécies do complexo Saccharomyces sensu stricto e seus híbridos interespecíficos, e na reclassificação de linhagens depositadas em coleções de leveduras. Embora este conjunto de marcadores falhe em determinar a contribuição de parentais no processo de hibridização, pode eficientemente traçar a dispersão de leveduras híbridas que foram originadas em eventos simples de hibridização. O padrão único gerado pelos marcadores SPAR foi bastante eficiente no monitoramento da população de leveduras durante o processo de fermentação industrial e pode detectar a aproximação de leveduras híbridas em cada meio ambiente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1910
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciências Biológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5192_1.pdf770,1 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.