Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18964
Title: Propostas de abordagens para agregação de preferências de stakeholders para definição metodológica da precificação de produtos farmacêuticos
Authors: ALMEIDA, Simone de
Keywords: Establishment the Sales Price;Compounding Pharmacy;Decision Making;Value Focused Thinking;Cognitive Map;Formação do Preço de Venda;Farmácia de Manipulação;Tomada de Decisão;Value Focused Thinking;Mapa Cognitivo
Issue Date: 3-Aug-2012
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A determinação do preço de venda de medicamentos manipulados tem envolvido cada vez mais fatores que contribuem com a satisfação do consumidor, transformando-se em um dos principais esforços na busca de maior competitividade neste ramo de negócio. Neste contexto, este trabalho propõe duas novas abordagens de agregação de preferências de stakeholders acerca da definição metodológica de precificação de produtos farmacêuticos, se concentrando no caso particular das farmácias magistrais da região Sul do Brasil. Ambas as abordagens utilizam-se do método Value-Focused Thinking (VFT), a fim de propiciar um melhor entendimento do problema pelos membros envolvidos. Além disso, apoiam a identificação de um objetivo fundamental a partir de várias percepções do problema, estabelecendo uma visão unificada do objetivo a ser alcançado, devido à participação de todos os atores. Para isso, são identificados os valores individuais, permite-se a criação de alternativas, onde cada participante contribui com suas percepções e valores individuais, sendo definidas as medidas naturais, diretas e/ou indiretas de acordo com a experiência e conhecimento de cada stakeholder e determina-se as constantes de escala, refletindo suas preferências. A primeira abordagem utiliza-se do consenso entre os membros do grupo para se obter a preferência global, sendo que todas as etapas de desenvolvimento do modelo são realizadas com a participação de todos os atores. A segunda abordagem propõe uma maneira individualizada de participação dos stakeholders, incluindo a utilização de mapas cognitivos a fim de organizar e registrar os valores identificados pelos stakeholders acerca de suas preferências, assim, ao final do processo de estruturação da situação problema, os mapas individuais são agregados por meio da união das diferentes percepções, obtendo um modelo unificado. Percebe-se então, um ambiente com reduzido conflito, visto que praticamente todo o processo é realizado isoladamente e garantindo-se maior agilidade, podendo haver negociação somente no final do processo. O modelo final gerado, por ambas as abordagens, reflete a preferência global de todos os stakeholders.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18964
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone de Almeida TESE.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons