Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18964

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Danielle Costa-
dc.contributor.authorALMEIDA, Simone de-
dc.date.accessioned2017-06-01T17:32:43Z-
dc.date.available2017-06-01T17:32:43Z-
dc.date.issued2012-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18964-
dc.description.abstractA determinação do preço de venda de medicamentos manipulados tem envolvido cada vez mais fatores que contribuem com a satisfação do consumidor, transformando-se em um dos principais esforços na busca de maior competitividade neste ramo de negócio. Neste contexto, este trabalho propõe duas novas abordagens de agregação de preferências de stakeholders acerca da definição metodológica de precificação de produtos farmacêuticos, se concentrando no caso particular das farmácias magistrais da região Sul do Brasil. Ambas as abordagens utilizam-se do método Value-Focused Thinking (VFT), a fim de propiciar um melhor entendimento do problema pelos membros envolvidos. Além disso, apoiam a identificação de um objetivo fundamental a partir de várias percepções do problema, estabelecendo uma visão unificada do objetivo a ser alcançado, devido à participação de todos os atores. Para isso, são identificados os valores individuais, permite-se a criação de alternativas, onde cada participante contribui com suas percepções e valores individuais, sendo definidas as medidas naturais, diretas e/ou indiretas de acordo com a experiência e conhecimento de cada stakeholder e determina-se as constantes de escala, refletindo suas preferências. A primeira abordagem utiliza-se do consenso entre os membros do grupo para se obter a preferência global, sendo que todas as etapas de desenvolvimento do modelo são realizadas com a participação de todos os atores. A segunda abordagem propõe uma maneira individualizada de participação dos stakeholders, incluindo a utilização de mapas cognitivos a fim de organizar e registrar os valores identificados pelos stakeholders acerca de suas preferências, assim, ao final do processo de estruturação da situação problema, os mapas individuais são agregados por meio da união das diferentes percepções, obtendo um modelo unificado. Percebe-se então, um ambiente com reduzido conflito, visto que praticamente todo o processo é realizado isoladamente e garantindo-se maior agilidade, podendo haver negociação somente no final do processo. O modelo final gerado, por ambas as abordagens, reflete a preferência global de todos os stakeholders.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstablishment the Sales Pricept_BR
dc.subjectCompounding Pharmacypt_BR
dc.subjectDecision Makingpt_BR
dc.subjectValue Focused Thinkingpt_BR
dc.subjectCognitive Mappt_BR
dc.subjectFormação do Preço de Vendapt_BR
dc.subjectFarmácia de Manipulaçãopt_BR
dc.subjectTomada de Decisãopt_BR
dc.subjectValue Focused Thinkingpt_BR
dc.subjectMapa Cognitivopt_BR
dc.titlePropostas de abordagens para agregação de preferências de stakeholders para definição metodológica da precificação de produtos farmacêuticospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxEstablishing the selling price of compounded drugs has been involved more and more factors that contribute to customer satisfaction, becoming a major effort to achieve greater competitiveness in this business. In this context, this work proposes two new approaches for aggregating of stakeholders’ preferences about the methodological definition of pricing of pharmaceutical products, focusing on the particular case of compounding pharmacy in southern Brazil. Both approaches are used the method Value-Focused Thinking (VFT), in order to provide a better understanding of the problem by the members concerned. Furthermore, this work supports the identification of a fundamental objective from various perceptions of the problem, establishing a unified vision of the goal to be achieved, due to participation of all stakeholders. For this, the individual values are identified, allow the creation of alternatives, where each participant contributes their individual perceptions and values, and defined natural, direct and / or indirect measures according to the experience and knowledge of each stakeholder, and determine the scale constant, reflecting their preferences. The first approach utilizes the consensus among the group members to obtain the global preference, and all stages of model development are carried out with the participation of all stakeholders. The second approach proposes and individualized manner of participation of stakeholders, including the use of cognitive maps, in order to organize and record the values identified by stakeholders about their preferences, so the end of the process of structuring the problem situation, the individual maps are aggregates through the union of the different perceptions obtaining a unified model. It can be seen then, an environment with reduced conflict, since practically the entire process is carried out separately, and ensuring greater flexibility and may negotiated only at the end of the process. The final model generated by both approaches, reflect the overall preference of the stakeholders.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simone de Almeida TESE.pdf2,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons