Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18808
Compartilhe esta página
Título: | Mediações didáticas da tutoria online da geometria analítica: Uma análise à luz da orquestração instrumental e das representações semióticas |
Autor(es): | COUTO, Rosilângela Maria de Lucena Scanoni |
Palavras-chave: | Orquestração instrumental. Representação semiótica. Mediação didática. Educação online. Geometria analítica.; Instrumental orchestration. Semiotic representation. Didactic mediation. Online education. Analytic geometry. |
Data do documento: | 24-Fev-2015 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta pesquisa investiga as mediações didáticas da tutoria online que ocorrem em um curso de Geometria Analítica, em um cenário rico em tecnologias e com a articulação de diferentes representações semióticas. Disciplina essa com foco no trabalho entre duas representações semióticas de objetos geométricos. Nosso quadro teórico-metodológico é composto pela Teoria da Orquestração Instrumental (TOI), a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) e a Teoria da Mediação Cognitiva e Mediação Didática (TMCMD). A metodologia compôs-se da análise da ação dos tutores de duas turmas, em anos consecutivos de um único curso de Licenciatura em Matemática, em que o moodle é a plataforma suporte do ambiente de ensino e aprendizagem. Além da configuração das salas virtuais, os dados de 18 sessões de duas salas de aula em que se observou alguma mediação didática feita por tutores foram analisados com a ferramenta da análise de conteúdo. Nossa análise ficou dividida em quatro etapas: Configurações Didáticas das Salas (realizadas por ProfessoresExecutores); Configurações Didáticas dos Tutores; Reconfigurações Didáticas dos Tutores; Modo de Operação. Nessa análise desenvolvemos uma classificação das situações de geometria analítica propostas nas duas salas virtuais: reconfigurações dos tutores para o desenvolvimento da mediação didática e uma classificação das Estratégias de Mediação Didáticas. Os resultados mostram que os tutores reconfiguram o cenário virtual de ensino e aprendizagem da tutoria online para realizar a mediação didática de situações matemáticas que necessitam de representações semióticas não disponíveis no chat. Quatro modelos de orquestrações instrumentais do tutor foram identificados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18808 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Rosilângela - Versão Final - Revisada.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons