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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18738
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Título : | “Roda de capoeira é campo de mandinga...”: experiência dos capoeiristas do Recife para afirmação do jogo da capoeira na cidade nos anos de 1980 |
Autor : | CORDEIRO, Izabel Cristina de Araújo |
Palabras clave : | Capoeira; patrimônio imaterial; educação; cultura negra; Capoeira; intangible heritage; education and Black culture |
Fecha de publicación : | 22-feb-2016 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | A Capoeira, prática polissêmica e multifacetada, reconhecida pelo IPHAN, desde 2008, como Patrimônio Imaterial do Brasil é uma das expressões populares de inserção internacional, que mais resguarda os saberes e fazeres das culturas que formaram o povo brasileiro. Rompendo barreiras sociais, culturais e políticas foi também reconhecida pela UNESCO, em 2014, como Patrimônio da Humanidade. Todo o processo de inventário, registro e reconhecimento que a Capoeira vem recebendo nos últimos anos não rompem com os preconceitos e formas de descriminação que ainda sofrem os capoeiristas no Brasil. Daí a importância de pesquisar, conhecer e dar visibilidade as experiências dos capoeiristas, contadas a partir de suas memórias e histórias de vida. É nesse sentido que este trabalho de tese se coloca, buscando sistematizar, a partir do diálogo de fontes orais e escritas, referências históricas da presença dos capoeiristas na cidade do Recife. O recorte temporal escolhido é a década de 1980, momento em que no emaranhado dos processos de redemocratização e afirmação dos grupos culturais no Brasil, os capoeiristas do Recife lançaram mão de várias táticas e astúcias para legitimar o jogo da Capoeira na cidade. O presente texto, tecido com as referências teóricas e metodológicas da história e outras ciências humanas e sociais, narra algumas experiências dos capoeiristas do Recife que levaram a Capoeira a ser reconhecida e utilizada em espaços formais da cidade, como uma luta, esporte, dança e objeto e veículo de educação. Experiências estas que acabaram por construir espaços para outras formas de sociabilidade, contribuindo para referendar modos de se fazer gente, presentes na cultura negra em Recife. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18738 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - História |
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