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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18544
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Título: | Estudo energético e econômico de sistemas térmicos de fornecimento de eletricidade e água gelada: o caso dos shopping centers de Pernambuco |
Autor(es): | FREITAS, Lucas Ademar |
Palavras-chave: | Valor Presente Líquido; Consumo Energético; Sistema Térmicos; shopping centers; Net Present Value; Energy Consumption; Thermal System; shopping malls |
Data do documento: | 5-Set-2016 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Estão inseridos na proposta deste trabalho dois objetivos: o primeiro consiste na realização de levantamento e caracterização do consumo de energia elétrica dos shopping centers de Pernambuco; o segundo tem por _nalidade aplicar uma metodologia de decisão econômica que permite avaliar a melhor con_guração de um sistema térmico para o atendimento das demandas de frio e energia elétrica dos shopping centers. O procedimento de otimização busca minimizar o VPL (Valor Presente Líquido) do sistema e, para isso, utiliza-se de um método híbrido composto por quatro passos: proposta do sistema genérico, pré-seleção dos equipamentos, busca exaustiva e Programação Linear. A otimização considera aspectos técnicos e econômicos, tais como: curvas de demandas de energia, tarifas em base horária, rendimentos e custos dos equipamentos proporcionais às potências. A _m de verificar o quão robusto é o sistema base foram consideradas algumas variáveis econômicas como, por exemplo, a variação da tarifa de combustível, variação da tarifa de energia elétrica, custo de aquisição do motogerador de eletricidade, variação da taxa de câmbio (dólar/real), além do estudo da variação da demanda em horário de ponta. Ainda, foi de_nido, para cada parâmetro estudado, um fator de variabilidade de 50% - 200%. O sistema se mostrou muito sensível a mudanças nas tarifas energéticas, para as quais suportou uma redução de apenas 9% na tarifa de gás natural, ou, ainda, um aumento de 12% na tarifa de energia elétrica. Para taxa cambial e o custo inicial do motogerador, as variações suportadas foram de 26% e 24% respectivamente. Já no que se refere à variação da demanda em horário de ponta, o sistema suportou um aumento de 70%. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18544 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica |
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Dissertação - Lucas A. Freitas - 2016.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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