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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18423
Title: | Correlação entre os métodos avaliativos Sensory Processing Measure (SPM) e Pediatric Speech Intelligibility (PSI) em escolares |
Authors: | BERENGUER, Jersyca Jamyll Da Costa |
Keywords: | Percepção da fala. Ruído. Discriminação da fala. Sensorial.;Speech perception. Noise. Speech discrimination. Sensory. |
Issue Date: | 30-Aug-2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Introdução: Na Fonoaudiologia, um dos testes utilizados para a avaliação do processamento auditivo em crianças é o Pediatric Speech Intelligibility (PSI). Já na Terapia Ocupacional, utiliza-se questionários, como o Sensory Processing Measure (SPM), para identificar alterações de processamento sensorial, dentre eles o auditivo. Uma possível correlação entre esses testes pode facilitar a identificação precoce de crianças com tais alterações. Objetivo: correlacionar o desempenho de crianças no PSI e as respostas obtidas no SPM aplicado aos pais e professores dessas crianças. Método: A pesquisa foi composta por 16 participantes com idades entre 5 e 9 anos, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas em Pernambuco. Inicialmente os pais e professores das crianças responderam 8 questões do SPM, e posteriormente, as crianças foram submetidas ao teste PSI na condição contra e ipsilateral. Resultados: A análise estatística mostra que o percentual de erros do teste PSI ipsilateral foi significantemente maior que o percentual de erros do PSI contralateral. Não foi observado o efeito da idade nos resultados do teste PSI e no questionário SPM. Embora não significativa (p>0,05), houve divergência entre respostas dos dois questionário (SPMS – aplicado aos pais e SPMH – aplicado aos professores). Não houve correlação entre o teste PSI e o questionário SPM respondido por professores. Conclusão: De acordo com este estudo não se pode sugerir o questionário SPM para identificação de crianças com dificuldade de processamento auditivo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18423 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana |
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