Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18423
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Denise Costa | - |
dc.contributor.author | BERENGUER, Jersyca Jamyll da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-23T17:40:45Z | - |
dc.date.available | 2017-03-23T17:40:45Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18423 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Na Fonoaudiologia, um dos testes utilizados para a avaliação do processamento auditivo em crianças é o Pediatric Speech Intelligibility (PSI). Já na Terapia Ocupacional, utiliza-se questionários, como o Sensory Processing Measure (SPM), para identificar alterações de processamento sensorial, dentre eles o auditivo. Uma possível correlação entre esses testes pode facilitar a identificação precoce de crianças com tais alterações. Objetivo: correlacionar o desempenho de crianças no PSI e as respostas obtidas no SPM aplicado aos pais e professores dessas crianças. Método: A pesquisa foi composta por 16 participantes com idades entre 5 e 9 anos, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas em Pernambuco. Inicialmente os pais e professores das crianças responderam 8 questões do SPM, e posteriormente, as crianças foram submetidas ao teste PSI na condição contra e ipsilateral. Resultados: A análise estatística mostra que o percentual de erros do teste PSI ipsilateral foi significantemente maior que o percentual de erros do PSI contralateral. Não foi observado o efeito da idade nos resultados do teste PSI e no questionário SPM. Embora não significativa (p>0,05), houve divergência entre respostas dos dois questionário (SPMS – aplicado aos pais e SPMH – aplicado aos professores). Não houve correlação entre o teste PSI e o questionário SPM respondido por professores. Conclusão: De acordo com este estudo não se pode sugerir o questionário SPM para identificação de crianças com dificuldade de processamento auditivo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Percepção da fala. Ruído. Discriminação da fala. Sensorial. | pt_BR |
dc.subject | Speech perception. Noise. Speech discrimination. Sensory. | pt_BR |
dc.title | Correlação entre os métodos avaliativos Sensory Processing Measure (SPM) e Pediatric Speech Intelligibility (PSI) em escolares | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Ana Cláudia | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4112817500726048 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7248832836352599 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao Humana | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: In speech therapy, one of the tests used to assess auditory processing in children is the Pediatric Speech Intelligibility (PSI). In the Occupational Therapy, uses questionnaires, such as Sensory Processing Measure (SPM) to identify sensory processing disorders, including hearing. A correlation between these tests may facilitate early identification of children with such changes. Objective: To correlate the performance of children in the PSI and the responses obtained in the SPM applied to parents and teachers of these children. Method: The study was composed of 16 participants aged 5 to 9 years, of both gender, from public schools in Pernambuco. Initially, the parents and teachers of children answered 8 questions of SPM, and later the children were submitted to the PSI test in contralateral and ipsilateral condition. Results: Statistical analysis shows that the percentage of ipsilateral PSI test errors was significantly higher than the percentage of PSI contralateral errors. There was no effect of age on the test results PSI and SPM questionnaire. Although not significant (p> 0.05), there was disagreement between the two questionnaire responses (SPMS - applied to parents and SPMH - applied to teachers). There was no correlation between the PSI and the SPM questionnaire answered by teachers. Conclusion: According to this study we can not suggest the SPM questionnaire to identify children with difficulties in auditory processing. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE MESTRADO JERSYCA 25-10-2016.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons