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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18418
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Título : | Articulação entre conteúdos matemáticos e atividades produtivas camponesas: um estudo realizado no agreste alagoano |
Autor : | SANTOS, Jucinete Pereira Dos |
Palabras clave : | Educação Matemática. Educação do Campo. Conteúdos matemáticos escolares. Atividades Produtivas Camponesas.; Mathematics Education. Field Education. School mathematical content. Productive activities of the country people. |
Fecha de publicación : | 26-may-2015 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | A pesquisa se insere nas temáticas da Educação Matemática e da Educação do Campo. A pesquisa teve por principal objetivo investigar as articulações que os(as) professores(as) estabelecem entre as atividades produtivas locais e os conhecimentos matemáticos ensinados em escolas do campo do Agreste do Estado de Alagoas. A pertinência da pesquisa reside em abordar uma temática ainda pouco investigada, em particular no cenário nacional e no Estado de Alagoas, contribuindo para a compreensão da Educação do Campo em articulação com o Ensino de Matemática. Para tanto, elegemos os seguintes objetivos específicos: identificar as atividades produtivas camponesas desenvolvidas no campo de investigação; identificar nas atividades trabalhadas pelos(as) professores(as) os conteúdos matemáticos, com vistas a analisar as articulações com as atividades produtivas camponesas. Para realizar o estudo apoiamo-nos nos referenciais teórico e metodológico da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica e como campo de pesquisa delimitamos duas escolas localizadas nos municípios de Estrela de Alagoas e Igaci, no Agreste Alagoano. Inicialmente, buscamos identificar as atividades produtivas que caracterizam os dois municípios a partir de um levantamento do IBGE e por meio de entrevistas com os(as) camponeses(as) pais dos alunos(as) das referidas escolas. Realizamos entrevistas semiestruturadas com três professores(as) e sete camponeses(as), pais dos(as) alunos(as) que nos forneceram os cadernos para análise das atividades matemáticas propostas pelos referidos(as) professores(as). As análises das entrevistas com os(as) professores(as) apontaram uma preocupação com a valorização dos saberes advindos da realidade dos(as) alunos(as), embora ela não esteja explicitada na maioria das atividades por eles propostas. A análise das entrevistas com os(as) camponeses(as) dão indícios do distanciamento que há entre o ensino escolar e a realidade camponesa. Estes resultados confirmam os achados de outros estudos, além de apontarem para a necessidade de se implementar ações de formação inicial e continuada para os(as) professores(as) que atuam em escolas do campo, incluindo aqueles que ensinam Matemática. Entendemos que o ensino deve promover ações que articulem a escola à realidade local, para que alunos(as) e suas famílias possam compreender a importância do ensino escolar para o desenvolvimento do homem e da mulher no campo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18418 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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