Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1840
Título: Metodologia de implantação de software corporativo
Autor(es): José de Souza, Edilson
Palavras-chave: Implantação de Software; TI; Sistemas Integrados; Sistemas Corporativos
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José de Souza, Edilson; Marcos Lins de Vasconcelos, Alexandre. Metodologia de implantação de software corporativo. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Com a necessidade de melhorar o produto de software para aumentar a competitividade no mercado, as empresas e profissionais de Tecnologia da Informação iniciaram a busca pela qualidade, e para isso, passaram a fazer uso de vários modelos de melhores práticas e disciplinas como RUP [IBM, 2008], CMMI [CMU/SEI, 2007], PMBOK [PMI, 2004], MPS-BR [SOFTEX, 2008], Normas ISO [ABNT, 2004], COBIT [ISACA, 2008] e ITIL [ITIL, 2008] entre outros. Contudo, embora cada um tenha trazido sua importante colaboração para a área de TI1 e para a melhoria do processo de software, o processo de implantação do software no usuário final não recebeu tratamento de processo específico e necessário, levando a que vários projetos de software tenham insucesso na sua conclusão. O tratamento dado ao processo de implantação de software pelos modelos e disciplinas atuais, desconsidera a complexidade de implantação dos grandes sistemas integrados de gestão conhecidos como ERP2, e também dos sistemas específicos aplicados a grandes corporações e governos, fazendo com que as empresas desenvolvedoras destes softwares, criem e apliquem metodologias de implantação customizáveis e proprietárias que são tratadas como patrimônio. O objetivo deste trabalho é criar uma metodologia de implantação de software corporativo, que são os softwares utilizados por um grande número de usuários numa mesma corporação, que considere as condições iniciais necessárias para a instalação e disponibilização do software através de um planejamento, que identifique os usuários chave que serão responsáveis pela disseminação do uso do software na organização, que dê treinamento e acompanhamento aos usuários finais do software e execute todo o processo de implantação numa sequência natural, de forma que a metodologia possa ser utilizada e adaptada por adquirentes de software e consultorias de implantação que não tenham uma metodologia apropriada
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1840
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ejs.pdf1,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.