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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1840

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarcos Lins de Vasconcelos, Alexandre pt_BR
dc.contributor.authorJosé de Souza, Edilsonpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:52:44Z-
dc.date.available2014-06-12T15:52:44Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationJosé de Souza, Edilson; Marcos Lins de Vasconcelos, Alexandre. Metodologia de implantação de software corporativo. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1840-
dc.description.abstractCom a necessidade de melhorar o produto de software para aumentar a competitividade no mercado, as empresas e profissionais de Tecnologia da Informação iniciaram a busca pela qualidade, e para isso, passaram a fazer uso de vários modelos de melhores práticas e disciplinas como RUP [IBM, 2008], CMMI [CMU/SEI, 2007], PMBOK [PMI, 2004], MPS-BR [SOFTEX, 2008], Normas ISO [ABNT, 2004], COBIT [ISACA, 2008] e ITIL [ITIL, 2008] entre outros. Contudo, embora cada um tenha trazido sua importante colaboração para a área de TI1 e para a melhoria do processo de software, o processo de implantação do software no usuário final não recebeu tratamento de processo específico e necessário, levando a que vários projetos de software tenham insucesso na sua conclusão. O tratamento dado ao processo de implantação de software pelos modelos e disciplinas atuais, desconsidera a complexidade de implantação dos grandes sistemas integrados de gestão conhecidos como ERP2, e também dos sistemas específicos aplicados a grandes corporações e governos, fazendo com que as empresas desenvolvedoras destes softwares, criem e apliquem metodologias de implantação customizáveis e proprietárias que são tratadas como patrimônio. O objetivo deste trabalho é criar uma metodologia de implantação de software corporativo, que são os softwares utilizados por um grande número de usuários numa mesma corporação, que considere as condições iniciais necessárias para a instalação e disponibilização do software através de um planejamento, que identifique os usuários chave que serão responsáveis pela disseminação do uso do software na organização, que dê treinamento e acompanhamento aos usuários finais do software e execute todo o processo de implantação numa sequência natural, de forma que a metodologia possa ser utilizada e adaptada por adquirentes de software e consultorias de implantação que não tenham uma metodologia apropriadapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImplantação de Softwarept_BR
dc.subjectTIpt_BR
dc.subjectSistemas Integradospt_BR
dc.subjectSistemas Corporativospt_BR
dc.titleMetodologia de implantação de software corporativopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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