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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1824
Title: Modelagem e renderização da gênese e crescimento de espeleotemas em tempo-real
Authors: Menin Tortelli, Daniel
Keywords: Cavernas, Espeleotemas; Estalactites; Estalagmites; Gráficos em tempo-real; Modelagem de cenas e fênomenos naturais
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Menin Tortelli, Daniel; Walter, Marcelo. Modelagem e renderização da gênese e crescimento de espeleotemas em tempo-real. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: Dentre os vários fenômenos naturais estudados atualmente em pesquisas na área de Computação Gráfica, o interior de cavernas permanece ainda inexplorado. O presente trabalho apresenta uma abordagem plausível, baseada em estudos geológicos, para a modelagem da gênese e crescimento de espeleotemas. Espeleotemas são depósitos de minerais formados em cavernas, tais como estalactites, estalagmites e colunas. Nossa abordagem toma vantagem das novas capacidades do pipeline gráfico atual, apresentado na nova geração de GPUs, particularmente a capacidade de amplificação de geometria do novo estágio programável (Geometry-Shader), e pode gerar em uma maneira controlada, alguns espeleotemas encontrados em cavernas calcárias, baseado em parâmetros geológicos reais. O modelo proposto utiliza dados reais do fenômeno de gênese e crescimento de espeleotemas. Dessa forma, ele também pode ser usado por profissionais da área de geologia que desejem simular o crescimento de certos espeleotemas, sob determinadas condições
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1824
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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