Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18171

Share on

Title: A determinação do trabalho pedagógico a partir do par dialético objetivos/avaliação: relato de experiência em docência em uma escola pública do município de Vitória de Santo Antão/PE
Authors: SILVA, Marivanio José da
Keywords: Prática Pedagógica; Educação Física Escolar; Educação Física para Crianças
Issue Date: 8-Aug-2016
Citation: sILVA, M. J.
Abstract: Esta monografia tem como objetivos refletir a determinação do trabalho pedagógico a partir de um par dialético objetivos/avaliação considerando seus determinantes filosóficos-político-epistemológicos, tal como realizar ações educativas na escola e processo de avaliação baseados em uma concepção crítica e propositiva de Educação/Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, denominada de Pesquisa Social de Campo, do tipo empírica, descritiva, participativa e de intervenção. Este trabalho emergiu de reflexões da prática docente, proporcionada pelo Coletivo de Reflexão-Ação em Educação/Educação Física (CORE) a partir das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Metodologicamente a pesquisa seguiu o processo da revisão bibliográfica, observação participante, planejamento das intervenções, intervenções e por fim as produções cientificas. Através das observações e vivências críticas, obtivemos uma melhora quanto à compreensão em relação às questões pedagógicas, bem como aprofundamento dos conhecimentos/saberes tratados nas aulas. Todavia, esta monografia pretende contribuir – mediante os estudos das representações que os professores constroem sobre sua prática pedagógica – para uma possível ressignificação do trabalho pedagógico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18171
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Marivanio José da.pdf5,81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons