Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18171
Share on
Title: | A determinação do trabalho pedagógico a partir do par dialético objetivos/avaliação: relato de experiência em docência em uma escola pública do município de Vitória de Santo Antão/PE |
Authors: | SILVA, Marivanio José da |
Keywords: | Prática Pedagógica; Educação Física Escolar; Educação Física para Crianças |
Issue Date: | 8-Aug-2016 |
Citation: | sILVA, M. J. |
Abstract: | Esta monografia tem como objetivos refletir a determinação do trabalho pedagógico a partir de um par dialético objetivos/avaliação considerando seus determinantes filosóficos-político-epistemológicos, tal como realizar ações educativas na escola e processo de avaliação baseados em uma concepção crítica e propositiva de Educação/Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, denominada de Pesquisa Social de Campo, do tipo empírica, descritiva, participativa e de intervenção. Este trabalho emergiu de reflexões da prática docente, proporcionada pelo Coletivo de Reflexão-Ação em Educação/Educação Física (CORE) a partir das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Metodologicamente a pesquisa seguiu o processo da revisão bibliográfica, observação participante, planejamento das intervenções, intervenções e por fim as produções cientificas. Através das observações e vivências críticas, obtivemos uma melhora quanto à compreensão em relação às questões pedagógicas, bem como aprofundamento dos conhecimentos/saberes tratados nas aulas. Todavia, esta monografia pretende contribuir – mediante os estudos das representações que os professores constroem sobre sua prática pedagógica – para uma possível ressignificação do trabalho pedagógico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18171 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Marivanio José da.pdf | 5,81 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License