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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18088
Título: Projetando o futuro no projeto de extensão CAVingho: uma experiência acadêmica
Autor(es): SOUZA, Renê da Paz
Palavras-chave: Práticas educativas;Educação em Saúde;Docência;Criança;Comunidade
Data do documento: 24-Jul-2015
Resumo: A importância da construção de conhecimentos através das experiências ao longo da formação acadêmica de um professor é essencial, uma vez que a responsabilidade de ensino-aprendizagem aumenta a cada atividade executada pelo educador. Durante a formação acadêmica, o discente do curso de licenciatura se depara com grandes desafios, um deles é o contato com os primeiros alunos. Uma vez iniciado, o discente ganha experiências e confiança ao longo dos encontros. Este estudo relata a experiência docente de dois anos de atividades desenvolvidas dentro do Projeto de Extensão intitulado “CAVinho: Projetando o Futuro”, cujo objetivo é incluir e estimular crianças que residem no entorno do Centro Acadêmico de Vitória – CAV da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, através de práticas educativas alternativas envolvendo principalmente cidadania e saúde. Neste projeto foram colocadas em prática dinâmicas que objetivaram sensibilizar as crianças quanto ao seu papel de indivíduo e futuro cidadão dentro da comunidade, além da abordagem de conteúdos da educação básica, fazendo parte de um reforço escolar, e temas como educação física, higiene pessoal e alimentação saudável. Ao longo dos dois anos de projeto aqui relatados, as ações de extensão do CAVinho promoveram uma aproximação intensa entre a universidade e a comunidade, tornando-se ponto de partida para ações de intervenção e integração dos membros do centro acadêmico com a população. O projeto proporcionou melhorias em relação à postura das crianças dentro do campus, sentindo-se mais confortáveis no ambiente acadêmico, passando a entender o que tal espaço significa, sentindo-se inclusas na universidade, a qual se alojou em seus quintais. Além disso, a participação dos professores em formação no projeto permitiu unir a teoria da faculdade com a prática docente, enriquecendo os argumentos e diminuindo as inseguranças relacionadas à atividade de ensino, também proporcionou a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida. Ademais, o projeto ajudou a quebrar as barreiras invisíveis existentes entre a comunidade, com os alunos e famílias participantes, e o ambiente acadêmico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18088
Aparece na(s) coleção(ções):TCC - Ciências Biológicas

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