Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18088
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CASTRO, Maria Carolina Accioly Brelaz de | pt_BR |
dc.contributor.author | SOUZA, Renê da Paz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-19T15:27:53Z | - |
dc.date.available | 2017-01-19T15:27:53Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-24 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18088 | - |
dc.description.abstract | A importância da construção de conhecimentos através das experiências ao longo da formação acadêmica de um professor é essencial, uma vez que a responsabilidade de ensino-aprendizagem aumenta a cada atividade executada pelo educador. Durante a formação acadêmica, o discente do curso de licenciatura se depara com grandes desafios, um deles é o contato com os primeiros alunos. Uma vez iniciado, o discente ganha experiências e confiança ao longo dos encontros. Este estudo relata a experiência docente de dois anos de atividades desenvolvidas dentro do Projeto de Extensão intitulado “CAVinho: Projetando o Futuro”, cujo objetivo é incluir e estimular crianças que residem no entorno do Centro Acadêmico de Vitória – CAV da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, através de práticas educativas alternativas envolvendo principalmente cidadania e saúde. Neste projeto foram colocadas em prática dinâmicas que objetivaram sensibilizar as crianças quanto ao seu papel de indivíduo e futuro cidadão dentro da comunidade, além da abordagem de conteúdos da educação básica, fazendo parte de um reforço escolar, e temas como educação física, higiene pessoal e alimentação saudável. Ao longo dos dois anos de projeto aqui relatados, as ações de extensão do CAVinho promoveram uma aproximação intensa entre a universidade e a comunidade, tornando-se ponto de partida para ações de intervenção e integração dos membros do centro acadêmico com a população. O projeto proporcionou melhorias em relação à postura das crianças dentro do campus, sentindo-se mais confortáveis no ambiente acadêmico, passando a entender o que tal espaço significa, sentindo-se inclusas na universidade, a qual se alojou em seus quintais. Além disso, a participação dos professores em formação no projeto permitiu unir a teoria da faculdade com a prática docente, enriquecendo os argumentos e diminuindo as inseguranças relacionadas à atividade de ensino, também proporcionou a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida. Ademais, o projeto ajudou a quebrar as barreiras invisíveis existentes entre a comunidade, com os alunos e famílias participantes, e o ambiente acadêmico. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.title | Projetando o futuro no projeto de extensão CAVingho: uma experiência acadêmica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.publisher.department | Núcleo de Ciência Biológicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, Renê da Paz.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons