Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17891
Título: Análise de práticas de ensino de matemática no ciclo de alfabetização: um estudo a partir da teoria da base do conhecimento do professor
Autor(es): LIMA, Priscila Ferreira de
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Prática de Ensino. Conhecimento dos Professores. Ciclo de Alfabetização; Mathematics Teaching. Teaching Practice. Teachers Knowledge. Literacy Cycle
Data do documento: 29-Fev-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar práticas de ensino de Matemática de três professores que atuam noCiclo de Alfabetização. Os professores sujeitos desta investigação participaramem 2014, do programa de formação continuada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e atuamna rede pública do município deRecife/PE. Para isso, fizemos a identificação dos conhecimentos pedagógicos geral, pedagógico do conteúdo e do currículo mobilizados por estes professores caracterizando as formas de organização de ensino presentes nas aulas de Matemática. O pressuposto teórico sobre o qual nos reclinamos são as teoriasda base do conhecimento do professor sobrevindas das pesquisas de Lee S. Shulman. Esta pesquisa nos levou também a identificar como a Matemática é abordada em sala de aula, a escolha e uso dos recursos didáticos (com destaque:livro didático, o quadroe o caderno) e o conhecimento presente no raciocínio pedagógico doprofessor.A coleta de dados ocorreu por meio de observações de aulas, registros no Caderno de Observação e entrevistas semiestruturadas.A partir dos dados coletados, sinalizamos que a prática do professor é singulare tem sido pouco guiada pelos elementos que deveriam ser norteadores da atividade docente:planejamento e currículo. Percebemos que o professor precisa desenvolver em base do conhecimento denovas estratégias que ultrapassem a priorização do ensino de outras áreas de conhecimento em detrimento da Matemática, a maior ênfase em um bloco de conteúdos e o trabalho que perceba e envolva a Matemática além da que é trabalhada formalmente e explicitamente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17891
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Priscila Lima.pdf4,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons