Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1774
Título: Determinação da troponina T cardíaca humana empregando sistema de microbalança de quartzo por injeção de fluxo
Autor(es): MATTOS, Alessandra Batista de
Palavras-chave: TnT;SAM;QCM imunossensor
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Batista de Mattos, Alessandra; Lins da Silva, Valdinete. Determinação da troponina T cardíaca humana empregando sistema de microbalança de quartzo por injeção de fluxo. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: As determinações da troponina cardíaca T (TnT) podem contribuir para o diagnóstico e tratamento de infarto agudo do miocárdio e para a estratificação dos riscos dos pacientes com síndromes coronárias agudas no que respeita ao risco relativo de mortalidade. Neste trabalho, um sistema de microbalança de quartzo por injeção de fluxo baseado na alteração de freqüência elétrica em resposta à ligação antígeno-anticorpo foi empregado para determinação da TnT cardíaca. As variações de freqüências foram registradas por um contador de freqüência acoplado a um microcomputador. O anticorpo monoclonal específico foi imobilizado sobre a superfície de um eletrodo de cristal de quartzo por ligação irreversível via monocamadas auto-organizadas. O adsorbato composto por filme de alcanotiól foi formado incubando uma solução de 2-aminoetanotiol (cisteamina) por 2 h, seguido por glutaraldeído a 2,5% (v/v). Em seguida, anticorpos monoclonais anti- troponina T (anti-TnT) foram covalentemente imobilizados sobre o eletrodo de ouro do cristal de quartzo e foi usada uma solução de glicina (10mM) como agente bloqueante. Com o imunossensor desenvolvido foi possivel medir concentrações de troponina T com limite de detecção de 0,025 ng/mL. A superfície do sensor pode ser regenerada por injeção de uma solução do dodecil-sulfato de sódio 1% (p/v). A determinação da TnT foi realizada em amostras de soros humanos permitindo seu uso nas aplicações clínicas para diagnóstico do IAM
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1774
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Bioquímica e Fisiologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4515_1.pdf692,77 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.