Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17626

Comparte esta pagina

Título : Estudo e análise de confiabilidade e manutenção em pavimentos asfálticos: uma abordagem delay time modelling
Autor : MUCHANGA, Armando
Palabras clave : Manutenção Preventiva; Políticas de Inspeção; Delay Time; Pavimento Asfáltico; Preventive Maintenance; Inspection Policies; Delay Time; Asphalt Pavement
Fecha de publicación : 1-feb-2016
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O desenvolvimento urbano depende de vários setores, e o mais importante, além de mais caro nos custos de urbanização é o setor de infraestrutura de transporte, responsável pela pavimentação e manutenção das vias. Com o aumento acelerado de veículos que trafegam nas vias, para um departamento de transporte manter uma rede viária urbana sob os níveis de desempenho requeridos ao longo da vida útil do pavimento é necessário que haja um melhor gerenciamento das atividades de manutenção. De todos os tipos de defeitos dos pavimentos, os que mais preocupam os usuários das vias, gestor e os técnicos da manutenção são os buracos. Alinhada a este fato exposto, esta dissertação propõe um modelo Delay Time para determinar o período ótimo de inspeção e manutenção preventiva dos pavimentos asfálticos urbanos, em particular das vias da cidade de Recife, de modo a minimizar os custos de manutenção. Primeiro são exploradas as abordagem de modelo Delay Time, para analisar a que se adequa aos pavimentos asfáltico. E a abordagem proposta é Delay Time do sistema complexo, sujeito a várias falhas, com inspeção perfeita e taxa de chega de defeitos homogênea. Os pavimentos são sujeitos a vários tipos de defeitos, mas este trabalho considerou os buracos por serem os defeitos que mais gastam no custo de manutenção. Também é feita uma revisão dos trabalhos que contribuíram para investigação e aplicação do modelo Delay Time. Ainda neste trabalha é apresentado uma revisão das normas dos pavimentos asfáltico, bem como a politica de manutenção “Operação Tapa-Buraco” praticada atualmente nas vias da cidade de Recife para tapar os buracos. O modelo proposto mostra se viável e não é sensível quando variam os parâmetros de entra, os resultados obtidos são fáceis de aplicar se o setor de manutenção de pavimento da cidade de Recife incluir as hipóteses do modelo na “Operação Tapa-Buraco”.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17626
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Armando Muchanga.pdf certa.pdf9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons