Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17552
Title: O uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejado
Authors: SILVEIRA, Mariana Oliveira da
Keywords: Comportamento; Bicicleta; Teoria do Comportamento Planejado; Behavior; Bicycle; Theory of Planned Behavior
Issue Date: 21-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Baseada em fundamentos comportamentais, esta tese apresenta variáveis que influenciam na intenção de uso frequente da bicicleta. Entende-se como uso frequente o relacionado a viagens cotidianas ao trabalho e/ou escola. A abordagem na linha comportamental se deve a relevância desta categoria de pesquisa mediante levantamento bibliográfico sobre motivadores e empecilhos ao uso frequente da bicicleta. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) junto à técnica estatística de regressão logística é adotada para definição de variáveis que influenciam no uso frequente da bicicleta entre 500 não ciclistas e potenciais ciclistas de duas instituições do Recife, do CESAR (empresa de inovação tecnológica) e da UFPE. As variáveis „infraestrutura cicloviária‟, „andar de bicicleta é bom para a saúde‟, „custo para se ter e/ou usar a bicicleta‟, „tempo de deslocamento com o uso da bicicleta‟ e „volume do tráfego motorizado‟ foram as que obtiveram significância estatística na influência de uso frequente da bicicleta entre as duas amostras analisadas. Quando essas variáveis são relacionadas com os fundamentos da Teoria do Comportamento Planejado tem-se que crenças de Atitude e de Controle Comportamental Percebido determinaram o resultado da pesquisa, o que indica que são as variáveis dessas crenças que devem ser trabalhadas nas políticas públicas de incentivo ao uso frequente da bicicleta.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17552
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdf5.17 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons