Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17552

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMAIA, Maria Leonor Alves-
dc.contributor.authorSILVEIRA, Mariana Oliveira da-
dc.date.accessioned2016-07-28T12:26:15Z-
dc.date.available2016-07-28T12:26:15Z-
dc.date.issued2016-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17552-
dc.description.abstractBaseada em fundamentos comportamentais, esta tese apresenta variáveis que influenciam na intenção de uso frequente da bicicleta. Entende-se como uso frequente o relacionado a viagens cotidianas ao trabalho e/ou escola. A abordagem na linha comportamental se deve a relevância desta categoria de pesquisa mediante levantamento bibliográfico sobre motivadores e empecilhos ao uso frequente da bicicleta. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) junto à técnica estatística de regressão logística é adotada para definição de variáveis que influenciam no uso frequente da bicicleta entre 500 não ciclistas e potenciais ciclistas de duas instituições do Recife, do CESAR (empresa de inovação tecnológica) e da UFPE. As variáveis „infraestrutura cicloviária‟, „andar de bicicleta é bom para a saúde‟, „custo para se ter e/ou usar a bicicleta‟, „tempo de deslocamento com o uso da bicicleta‟ e „volume do tráfego motorizado‟ foram as que obtiveram significância estatística na influência de uso frequente da bicicleta entre as duas amostras analisadas. Quando essas variáveis são relacionadas com os fundamentos da Teoria do Comportamento Planejado tem-se que crenças de Atitude e de Controle Comportamental Percebido determinaram o resultado da pesquisa, o que indica que são as variáveis dessas crenças que devem ser trabalhadas nas políticas públicas de incentivo ao uso frequente da bicicleta.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPEspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectBicicletapt_BR
dc.subjectTeoria do Comportamento Planejadopt_BR
dc.subjectBehaviorpt_BR
dc.subjectBicyclept_BR
dc.subjectTheory of Planned Behaviorpt_BR
dc.titleO uso da bicicleta sob os fundamentos da teoria do comportamento planejadopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6662906460266573pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5541333217408107pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxBased on behavioral elements, this thesis introduces variables that influence the intention of frequent use of bicycle. The frequent use is related to daily trips to work and / or school. The approach in behavioral line is due to the relevance of this research category by literature on motivators and obstacles to the frequent use of bicycles. The Theory of Planned Behavior (TPB) with the logistic regression statistical technique is adopted to define variables that influence the frequent use of bicycles among 500 non cyclists and potential cyclists of two institutions of Recife, CESAR (technological innovation company) and UFPE. The variables 'cycling infrastructure', 'cycling is good for health', 'cost to own and / or to use the bicycle', 'travel time using the bicycle' and 'volume of motorized traffic' were which achieved statistical significance in influence of the frequent use of bicycle between the two samples. When these variables are related to the elements of the Theory of Planned Behavior we have that beliefs Attitude and Perception of Behavioral Control determined the research result, which indicates that these variables should be dealt with in the public policies which intends to influence the use of bicycles.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSAO_DEFINITIVA_TESE_MARIANA_OLIVEIRA_DA_SILVEIRA_ENG_CIVIL.pdf5,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons