Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17487
Title: A regulação urbanística no ordenamento do espaço urbano: os impactos da Lei 16.176/96 no bairro de Boa Viagem – Recife – PE
Authors: SILVEIRA JÚNIOR, Roberto Sarmento da
Keywords: Legislação. Transformação Urbana. Adensamento. Verticalização;Legislation. Urban Transformation. Increasing Urban Density. Verticalization.
Issue Date: 25-Feb-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo avaliar as implicações da Regulação Urbanística no Ordenamento e Produção do Espaço Urbano, tendo como objeto um estudo analítico sobre as consequências da aplicação dos instrumentos normativos da Lei Municipal Nº 16.176/96 no Bairro de Boa Viagem, em Recife, PE. A dissertação está apoiada em um referencial teórico sobre o Papel do Estado na Regulação do Espaço Urbano, a Função Urbanística da Legislação, os Instrumentos de Regulação Urbana no Brasil no Marco da Constituição Federal de 1988 e a regulação urbana estatal e as suas reformulações a partir do Estatuto da Cidade. O campo empírico centra-se na avaliação dos impactos da Lei de Uso e Ocupação do Solo - 16.176/96, no bairro de Boa Viagem, verificando como a ação do mercado imobiliário se vincula aos parâmetros urbanísticos, na forma como foram aplicados. Analisa-se, também, a influência desses atores - poder público e instituições privadas ligadas ao mercado da construção civil, seus interesses e as consequências para a transformação da paisagem urbana na qual foram aplicadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17487
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
versão final dissertação REVISÃO FINAL DIGITAL.compressed.pdf2.7 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons