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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17424
Title: Efeitos da utilização do software régua & compasso no avanço dos níveis de pensamento geométrico de Van-Hiele
Authors: SANTOS, Fernando Tranquilino Marques dos
Keywords: Matemática - estudo e ensino;Geometria;Aprendizagem;Ensino fundamental;UFPE - Pós-graduação
Issue Date: 15-Feb-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação teve como objetivo geral verificar a influência do software “Régua e Compasso” na construção do conceito de quadriláteros no desenvolvimento dos níveis de pensamento geométrico de Van-Hiele em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, partindo da Teoria de fases e níveis de aprendizagem de Pierre Marie Van Hiele e Dina Geldof Van Hiele, como base teórica. Como método a pesquisa foi realizada de forma empírica, utilizando o software Régua e Compasso em conjunto com o Atube Catcher para captação das construções realizadas na interface gráfica, seguindo da análise dos dados a partir da Teoria de Van Hiele. Foi utilizado como instrumento para identificar como os sujeitos da pesquisa estavam com conhecimentos geométricos dos quadriláteros, em seguida a aplicação da sequência didática dividida em três partes para contribuir e levar os sujeitos a avançar nos níveis de Van Hiele e por fim o pós-teste para identificar o avanço. Foi possível identificar que os sujeitos analisados no pré-teste estavam num nível bem abaixo do que representa o nível 1 de Van Hiele, porém com a aplicação da sequência didática foi possível levar os sujeitos a criar e desenvolver estratégias para construção dos quadriláteros, no pós-teste foi possível identificar que os sujeitos avançaram em função das parametrizações. Sendo assim foi identificado que os sujeitos avançaram nos conhecimentos geométricos dos quadriláteros apresentando em alguns momentos um avanço nos níveis de aprendizagem da teoria de Van Hiele. Ficando evidente que está num processo de reconhecimento e de transição para o nível de análise, o que nos faz inferir que possam existir subcategorias desse processo de desenvolvimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17424
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológicas

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