Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17415
Title: O Trabalho Dos Motoboys: Revelando Novas Necessidades Do Capital Reestruturado
Other Titles: O Trabalho Dos Motoboys: Revelando Novas Necessidades Do Capital Reestruturado
Authors: OLIVEIRA, Vivian Lúcia Rodrigues De
Keywords: Determinações sociohistóricas. Tempo. Precarização do trabalho. Motoboys.;Socio-historical determinations. Time. Precariousness of work. Motorcycle couriers.
Issue Date: 8-Apr-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O processo de reestruturação produtiva, a partir da década de 1990 no contexto brasileiro, passa a demandar novas necessidades do Capital, tais como: expansão da cidade, compressão espaço-tempo, requisição de novas atividades/profissões, etc. Desse modo, este estudo objetiva desvelar as determinações sociohistóricas do trabalho dos motoboys no Brasil. O estudo tem como objetivo geral compreender as determinações que proporcionaram a emergência da atividade dos motoboys, no âmbito da precarização do trabalho. Pauta-se no método do materialismo-histórico dialético para a construção do objeto. Utiliza a abordagem exploratória, pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada como técnicas de coleta de dados nos procedimentos metodológicos. Analisa as atividades dos motoboys a partir da década de 1990, por ser um momento em que os motoboys adquirem visibilidade no Brasil, embora a sua atividade já viesse emergindo desde o final da década de 1980. Utiliza o segundo semestre de 2015 como recorte temporal para a pesquisa empírica realizada no município de João Pessoa/PB. Constata que a categoria profissional dos motoboys, enredada pelo processo de reestruturação produtiva, constitui-se como produto e necessidade da mesma. Enfatiza a importância dos motoboys apresentada nas entrevistas dos contratantes como uma requisição dos “clientes”, os quais precisam otimizar o seu tempo, fazendo com que sejam demandatários dessa atividade, ao tempo em que tornam-se clientes-consumidores. Destaca que esses clientes corroboram duplamente para a produção/reprodução do Capital, à medida que são clientes-consumidores. Conclui ressaltando que trata-se de mais uma relação de troca guiada pelo fetiche da mercadoria, que coisifica o homem e vivifica as mercadorias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17415
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vivian Lúcia Rodrigues de Oliveira - Mestrado PPGSS - 2016.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons